Turismo em Minas Gerais | Festas Juninas em Minas Gerais

13.494
Foto por: Ane Souz Fotógrafa
Atualizado em: 13/06/2023

Conheça curiosidades sobre as Festas Juninas em Minas

 

Como é gostosa a tradição das festas juninas e julinas e os arraiás nas cidades mineiras.

O Blog Daqui de Minas dessa quinta está recheado de curiosidades sobre as festas juninas em nosso estado!

 

 

Ah, a gente ama essa época do ano. Tem como não amar?

A tradição das festas juninas chegou em Minas com os portugueses, mas nós mineiros soubemos bem aproveitar e acrescentar um “q” a mais e fazer essas festas ficarem ainda mais interessantes.

Em uma festa junina que se preze não pode faltar nossa rica gastronomia repleta de comidas quentinhas e saborosas, a caracterização de crianças grandes e pequenas, com roupas coloridas de “caipira”, a decoração com bandeirinhas, bambus, balões e, no final, claro que se acabando de dançar uma quadrilha. Em muitos lugares permanecem também as tradições religiosas que são a razão do período dedicado aos Santos Antônio, João e Pedro, como procissões e o hasteamento de bandeiras em mastros próximos a igrejas, com imagens dedicadas a esses santos. 

 

Crédito: Ane Souz Fotógrafa (@anesouzfotografa)

 

Minas Junina!

Você já está sabendo que para você não perder nada, reunimos várias comemorações e festas em um único lugar? Sim,o Portfólio #MinasJunina!!! 

Para acessá-lo e baixá-lo basta clicar AQUI. Mas, vamos dar um gostinho dessa lista:

 

  • FESTA DE SANTO ANTÔNIO de Igaratinga

A Festa de Santo Antônio, tradicional festa do município de Igaratinga, é realizada todos os anos entre os dias 1º e 13º do mês de junho. Batizada com o nome do santo padroeiro do município, a festa ocorre com participação ativa da comunidade e conta com comidas típicas deliciosas, como caldos, farofa, tropeiro, churrasco, entre outras, além de shows com cantores da terra e atrações da região.

 

  • "SÃO JOÃO DOS BERTOS 2023" de Bertópolis

Tradicional festejo junino, o São João de Bertópolis faz parte da história da cidade, tendo São João Batista como padroeiro. São realizados vários eventos religiosos e culturais, incluindo-se aí apresentações musicais de renome nacional. O evento conta com a participação de toda a comunidade bertopolense e visitantes de outras cidades e regiões do Brasil, que participam das celebrações religiosas e culturais durante o mês de junho. Dentre elas, estão: cavalgada, novenas, celebrações eucarísticas, levantamento do mastro e bandeira, acendimento de fogueiras, ornamentação, apresentação de quadrilhas e demais atividades comuns ao período de festividades juninas.

 

  • 13º FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DE UBERLÂNDIA

O Festival de Quadrilhas de Uberlândia é uma iniciativa de valorização, promoção e manutenção de grupos de quadrilhas Juninas que movimentam a cadeia produtiva das manifestações culturais típicas do período junino de Uberlândia, além de promover o intercâmbio cultural entre os quadrilheiros de Uberlândia com quadrilhas da região do Estado de Minas Gerais e outras regiões do Brasil.

 

  • FORRÓ DE DONA XEPA em Medina

Iniciado na década de 70, o evento foi inicialmente criado para angariar fundos para o funcionamento do até então Ginásio Santa Rita. O nome da festa é em homenagem à diretora do Ginásio, Dra. Odete Alves da Silva que se parecia muito com a atriz Iara Cortes, personagem principal da novela “Dona Xepa”, novela de sucesso da época. A festa desde então virou uma tradição na região. Em 2004 saiu da antiga Escola Santa Rita e foi para o Praça Max Machado realizado pela prefeitura municipal de Medina. Devido ao grande sucesso do evento a festa não coube mais na praça e passou a ser realizada na Avenida Afonso Pena no mesmo local da Festa da Cabeça da Leitoa.

 

A maior festa junina de Minas, uma das 5 maiores do Brasil

Bem no centro da capital mineira é celebrada há 44 edições uma das 5 maiores festas juninas do Brasil. Regado a quadrilhas e muitas oportunidades de comilança, durante os meses de junho e julho acontece no Arraial de Belo Horizonte um tradicional concurso de quadrilhas juninas e grandes shows. O toque final vem com a gastronomia típica, fortemente presente em concursos de pratos juninos e barraquinhas com todas aquelas delícias. O evento já reuniu mais de 120 mil pessoas em sua maior edição (2016).

Já ficou sabendo que o instagram "Vou pro Bloco" organizou uma lista de festas juninas e julinas para este ano na capital mineira, a lista " Vou pro Arraiá"!

Spoiler: SÃO MAIS DE 80 FESTAS para curtir a melhor época do ano na nossa capital, BH!

 

As maiores fogueiras de Minas

Conhece alguém que gosta da brincadeira de pular fogueira?  As cidades de Ingaí, no sul de Minas, Mesquita, no Vale do Rio Doce, e Cachoeira de Minas, no Sul de Minas, são as recordistas em fogueiras gigantes do estado. Ingaí constrói anualmente uma fogueira de 40 m de toras de eucalipto, em seguida está Mesquita, com sua fogueira de 32 m de altura, e então Cachoeira de Minas, com sua fogueira de 30 m. Definitivamente, essas são impossíveis de pular. Mas se não dá pra pular, dá pra apreciar a queima, as quadrilhas e toda a comilança.

 

Festa do maior pé de moleque do mundo

A gente não poderia deixar de citar Piranguinho que, em 365 dias no ano (366 em anos bissextos), é a capital do pé de moleque em Minas. Há 14 edições a cidade celebra a tradicional receita desse doce tão querido entre todos, e muito procurado neste período, que por sinal é considerada Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. Nessa festa é confeccionado o maior doce de pé de moleque do mundo, ao som de muita música e boa comida. O melhor é que depois da confecção do doce ele é distribuído pra quem está por lá. A boca chega a salivar aqui... A gente postou a receita dessa delícia aqui, não perca!

Deu pra perceber o quanto Minas vive intensamente esse período dos festejos juninos, né? É muita riqueza cultural presente em cada festa espalhada pelas centenas de municípios do estado.

Se você é da turma do “balancê”, busque inspiração e prepare uma comemoração intimista, só pra quem mora com você, claro, e se morar sozinhx é bom que vai sobrar mais, e não deixe esse período passar em branco.

 

Temos uma lista de receitas juninas que você vai amar. LEIA: 

 

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?