Turismo em Minas Gerais | Dia da Gastronomia Mineira

3.950
Foto por: Foto: Nélio Rodrigues
Atualizado em: 05/07/2023

Dia da Gastronomia Mineira

 

Saiba a origem do dia que celebra a nossa cozinha mineira, festivais gastronomicos por Minas Gerais e muito mais!

 

Quem é mineiro tá acostumado com a mesa farta, a voltar do interior sempre trazendo alguma iguaria ou especialidade que o pessoal prepara com tanto carinho, a rodear a cozinha e ficar beliscando a comida ainda sendo preparada. 

A cozinha mineira além de estar entranhada em nosso DNA, é sem dúvida, um dos maiores tesouros e, embora a gente saiba que todo dia é dia de comida mineira, não é à toa que ela ganhou um dia só dela: entenda porque hoje é dia de comemorar!​

Vamos falar também dos incríveis festivais gastronômicos que acontecem por Minas Gerais. Prepare-se para uma verdadeira viagem ao paraíso dos sabores, onde os pratos são fartos, os ingredientes frescos e a hospitalidade transborda em cada garfada.

É hora de descobrir o que faz da culinária mineira um verdadeiro patrimônio do nosso Brasil!

 

Por que dia 5 de julho?

 

 

Celebrado em 5 de julho, o Dia da Gastronomia Mineira surgiu em homenagem ao nascimento do escritor Eduardo Frieiro, autor de “Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros”. A data comemora, divulga e valoriza nossa cozinha, que nasceu  pricnipalmente da mistura das cozinha portuguesa, africana e indígena. 

 

Festivais Gastronômicos por Minas

 

 

Festival de Gastronomia de Tiradentes

Realizado na charmosa cidade de Tiradentes, esse festival reúne renomados chefs, restaurantes e produtores locais. Durante o evento, acontecem workshops, degustações, harmonizações, além de pratos especiais que destacam a culinária mineira em toda sua essência.

 

Comida di Buteco

Esse festival é uma verdadeira tradição em Minas Gerais. Durante um período específico, bares e botecos de várias cidades do estado competem para criar o melhor petisco, utilizando ingredientes regionais e muito sabor. É uma ótima oportunidade para saborear as delícias da culinária de boteco mineira.

 

 

Festival Fartura

Com edições em mais de uma cidade (Conceição do Mato Dentro, Serro e Tiradentes, com o "Festival Gastronômico de Tiradentes") o Festival Fartura também marca presença em Minas Gerais. O evento tem como objetivo valorizar a diversidade da gastronomia e promover o encontro entre chefs, produtores e apreciadores da boa comida. Nele, é possível encontrar pratos típicos mineiros, como o queijo canastra, o doce de leite e outros sabores regionais.

 

Festival da Jabuticaba de Sabará

Sabará, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, é conhecida como a "terra da jabuticaba". O festival celebra essa fruta típica de Minas Gerais e oferece diversas iguarias preparadas com jabuticaba, como doces, licores, geleias e pratos salgados.

 

 

O Que Tem na Mesa do Mineiro? 

 

 

Falar de comida em Minas é falar de ingredientes simples, inicialmente colhidos dos quintais das casas, como as hortaliças, os legumes e até animais criados pelas famílias. Quem aí não gosta de um bom frango com ora pro nobis? Ainda hoje, nossas famílias representam a gastronomia mineira por meio da agricultura familiar que, além de ser super saudável tem seu charme de algo feito com carinho desde a sua plantação. 


Do campo ao descarte, o nosso cardápio é conhecido por elementos, culturas e pelas regiões mineiras. Temos por aqui, 9 regiões queijeiras, o que nos torna o maior produtor do país. Os queijos mineiros além de serem premiados no mundo inteiro compõem a dupla mais romântica da história, quem nunca suspirou por um Romeu e Julieta? Vale no livro ou após o almoço, hein? 

A terra cuja capital é dos bares, os petiscos fazem sucesso, mas as bebidas também. As vinículas do Sul de Minas garantem os “tintins” das ocasiões especiais e, se engana, quem acha que só de vinhos são feitos os brindes por essas bandas...

Os happy hours, sempre muito animados, vem acompanhados de boas rodadas de cerveja, abertas pela melhor cachaça de alambique do país

Além desse tantão de trem, você sabia que, se hoje o regime do “Café com Leite” fosse adotado, não levaria esse nome? É isso mesmo! E aconteceria porque somos simplesmente o maior produtor de leite e de café do país. Podemos dizer que Minas Gerais se tornou a terra do café com leite!


 

Gastronomia e Turismo: um Romeu e Julieta de sucesso

 

Já imaginou que delícia, não só saborear os produtos mineiros mas também entender como eles são fabricados? E mais ainda, ajudar a fabricar? 

Em nosso estado, já tem tempo que vários produtores abriram suas portas à visitação, estimulando conhecimento da origem, fabricação, consumo, com possibilidades até mesmo de colocar a mão na massa. E é por isso que temos em Minas inúmeros roteiros gastronômicos, que se dedicam a preservar e a celebrar os tesouros que chegam à nossa mesa.

Tem visitação às fábricas de doces, passeios a vinícolas, e como já falamos aqui, existem também verdadeiras jornadas pelas plantações de café, seja a pé, a cavalo e até de balão. 

Falar de cozinha mineira é falar de amor, de paixão, de origem e, principalmente, de experiência. É impossível não se emocionar ouvindo os causos das quitandeiras mineiras cujas receitas passeiam entre gerações, ou dos alambiqueiros que viram o sustento da família se tornar artigo de luxo mundo afora. 

 

Nossa cozinha é um convite aos sentidos e sentimentos e além deste 5 de julho, merece ser celebrada todos os dias. Seja pela sua capacidade econômica, social, turística ou afetiva: Viva a Gastronomia Mineira!

Gostou de saber mais sobre a origem do dia da gastronomia mineira? Conheca aqui algum dos nossos roteiros gastronômicos!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Paula Carvalho

Formada em Administração, Auditoria, Gestão Pública e Turismo. Ama viajar e descobrir novos lugares. Coordenadora do Núcleo de Turismo Criativo na SECULT-MG.

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?