Turismo em Minas Gerais | Festivais de inverno em Minas Gerais

454
Foto por:
Atualizado em: 22/08/2022

 

Em 21 de junho inicia-se o período mais frio do ano. E para comemorar a chegada dessa estação que é favorável para saborear um bom pão de queijo acompanhado de um cafezinho, nada melhor que visitar Minas Gerais e descobrir as diversas programações que acontecem durante o inverno no estado.

Na capital mineira, o tradicional Arraial de Belo Horizonte traz novidades para este ano. A festa comemora sua 40ª edição com atrações que vão até o dia 15 de julho. Além dos famosos concursos de quadrilhas e shows concentrados na Praça da Estação, o destaque junino fica por conta da gastronomia mineira. Variadas quermesses, circuitos culinários, oficinas e concursos gastronômicos apresentam o que há de mais saboroso no paladar mineiro. E tem mais: a presença de renomados chefs mineiros na programação. É de dar água na boca, não é mesmo? Não é atoa que o Arraiá de Belô foi eleito, ano passado, como um dos cinco maiores destinos turísticos brasileiros do período junino.

E os festejos tomam conta de todas as regiões mineiras. Dessa forma, selecionamos algumas dicas de destinos turísticos para ajudar na sua escolha.

Itaguara, na região metropolitana de BH, sedia o 18º Festival de Inverno e Gastronomia, entre os dias 19 a 22 de julho. Com várias atrações culturais, shows, teatro e oficinas, a festa promete ser um sucesso. Além disso, a Praça da Matriz abre espaço para as barraquinhas de comidas típicas, com destaque para os doces e para a cachaça, ambos preparados por produtores da cidade. Na ocasião, os turistas poderão visitar o Museu Sagarana que contempla a história de vida de Guimarães Rosa, considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira.

Entre os dias 6 e 22 de julho, acontece também o 51° Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes. O evento é um dos mais importantes do calendário cultural brasileiro e pretende levar o turista a conhecer a diversidade presente nas ruas, praças e prédios históricos da região. A programação reúne atividades com artistas e grupos que apresentam trabalhos de diferentes linguagens. Neste ano, o festival terá como tema o Movimento Tropicalista.
Em Poços de Caldas, as estações termais são potenciais atrativos para quem gosta de relaxar nas águas quentes durante a baixa temperatura. Já em Lavras Novas, Brumadinho e Nova Lima, com destaque para o Topo do Mundo, são opções para quem deseja curtir as noites de frio de forma romântica, acompanhadas de músicas e vinhos.

Sul de Minas

Para aqueles que querem aproveitar o friozinho mineiro e conhecer belas paisagens, a dica é visitar as cidades do Sul do estado. Algumas podem até apresentar temperaturas negativas durante o inverno. Como é o caso de Camanducaia, que abriga um dos destinos mais procurados na estação: o distrito de Monte Verde.
O tradicional Festival de Inverno de Monte Verde/Camanducaia começa no sábado, dia 7 de julho, e apresenta shows, peças teatrais, concertos, danças e atrações circenses que acontecem durante os quatro sábados do mês. A Serra da Mantiqueira e as baixas temperaturas da região montanhosa convidam turistas do mundo todo a conhecerem um pouquinho da vila conhecida como a “Suíça Brasileira”.

E a cidade mais fria de Minas Gerais não pode ficar de fora das opções de destinos de inverno. Maria da Fé é conhecida nacionalmente devido aos frequentes registros de baixas temperaturas.  Com vocação para o turismo rural e o ecoturismo, a cidade atrai muitos visitantes principalmente nessa época do ano.

O município de Extrema se prepara para realizar o festival mais esperado do ano. O Festival de Inverno de Extrema chega a sua 8º edição e acontece de 1º de julho e vai até o dia 5 de agosto. O evento promete esquentar a estação mais fria do ano com programações lúdicas de dança, teatro, artes plásticas, músicas, feira holística, além de apresentar a gastronomia e cultura típica da região para os visitantes.


Confira algumas programações completas:

Arraial de Belo Horizonte

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Festival de Inverno de Monte Verde

8º Festival de Inverno de Extrema

Comentários

O que eu procuro em Minas?