Turismo em Minas Gerais | Gamificação do Turismo

261
Foto por:
Atualizado em: 30/06/2023

Gamificação do Turismo

 

Uma maneira divertida e enriquecedora de turistar pelas belezas de Minas

 

No mundão do turismo, uma prática que está ganhando cada vez mais espaço é a gamificação. Cê sabe o que é isso? É aplicar as estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, e no blog de hoje, vamos misturar o gostinho divertido do jogar com as aventuras do turistar. É tipo uma receita de pão de queijo com uma pitada de desafio e diversão!

 

 

O jogo do turismo


Imagina só: você explorando um lugarzim diferente e, de repente, recebe uma missão. É como se tivessem te dado um "trabalho de casa", só que em vez de matemática, é para descobrir os segredos e encantos do destino. Seja pela visita em locais específicos, pela exploração dos atrativos de maneira mais aprofundada ou pela oportunidade de visitar uma região que não estava nos planos iniciais.

Existem lugares em que essa ideia de gamificação torna tudo mais divertido, recompensador, instigante e claro, mais emocionante. Você pode virar um aventureiro caçador de tesouros, um detetive investigando mistérios ou até mesmo um herói resolvendo quebra-cabeças. É uma forma diferente de conhecer a história e as belezuras de uma cidade, tudo com uma pegada lúdica e cheia de energia.


E não pense que é só pra criançada não, viu?

A gamificação no turismo é pra todo mundo que curte uma experiência diferentona. É aquele toque especial que transforma a viagem
em algo inesquecível, cheio de momentos "uau".

 

 

Encanto e Recompensa


Sabe aquela sensação de satisfação quando a gente completa uma missão difícil nos jogos? Agora imagine isso misturado com a alegria de estar viajando e conhecendo profundamente o destino. É uma combinação saborosa como um bom cafézim com pão de queijo quentinho!

Vamos pensar que você está explorando a Lagoa da Pampulha pela primeira vez com amigos ou família, e quem fotografar mais construções de Niemeyer vence, ou digamos que a visita é na Serra do Cipó e o objetivo é fotografar e anotar a maior quantidade de belezas naturais possíveis! Dessa forma a atenção aos atrativos se torna divertida e recompensadora e permitindo que a experiência seja interessante e marcante, como qualquer belezura dos destinos aqui de Minas.

 

 

Então, se você tá a fim de dar uma incrementada na sua próxima trip, usar a estratégia de gamificação pode ser uma boa pedida para traçar a rota desejada, ou até mesmo para decidir quais serão os lugares a serem visitados. É diversão garantida, com direito a muitas risadas e descobertas. Se joga nessa aventura turística e bora curtir o melhor que Minas Gerais tem a oferecer, porque viajar é bom demais, sô!

 

Gostou da dica? Clica aqui e corre pra saber um pouco mais sobre a Pampulha!

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?