Gosto de Minas: Broa de Fubá
É da cozinha e do aconchego das receitas das minhas avós que trago as melhores lembranças da infância: mesa sempre cheia de gente, entra e sai na cozinha e aquele bolo de fubá delicioso que a minha vó Maria fazia. Eu sinto o cheiro dele, só em pensar!
O bolo de fubá está no nosso dia a dia desde o início do século 18 e são várias as teorias sobre a sua origem. A mais provável delas é que a chegada dos portugueses e africanos fizeram com que aumentasse muito o uso do milho por aqui. Desde então, a farinha de milho (fubá nosso de cada dia), foi sendo introduzida na culinária brasileira e fortemente usada aqui em Minas Gerais.
Receitas, originalmente africanas e portuguesas, foram adaptadas e se transformaram na nossa identidade. E não foi diferente com o bolo de fubá! Me fala se tem receita mais mineira que um bolin de fubá com queijo?
Aqui em casa, nós adoramos e tenho certeza que na sua não será diferente!
Por isso, resgatei o livro de receitas da Vó Maria, e compartilho com vocês sua receita, fácil e gostosa, de bolo de fubá, ou melhor, de broa, como ela prefere.
Receita de Broa de Fubá da Vó Maria
01 copo de açúcar
01 copo de farinha de milho (escolha a melhor, de preferência fubá de moinho)
01 copo de leite
01 xícara de manteiga
04 ovos
01 colher de sopa de fermento em pó
Queijo à vontade
Modo de fazer:
Bater a manteiga, o açúcar e as gemas
Depois juntar os outros ingredientes mexendo bem.
Por último acrescentar as claras em neve.
Mexer lentamente e levar ao forno pré aquecido.
Agora, é só juntar os parentes e servir a broa bem quentinha.
Ah, não se esqueça de acrescentar uma porção generosa de manteiga por cima e comer com um cafezin coado na hora!
Quando fizer a receita, compartilhe com a gente. Vamos adorar receber!
Gostou da receita? Leia aqui a receita do Bolo de fubá com goiabada e compartilhe suas fotos com a gente usando a #TurismoMG e #BlogDaquideMinas. Vamos adorar saber que fiseram essas delícias.
Comentários