Turismo em Minas Gerais | Gosto de Minas: Drink com figo Para o Ano novo!

617
Foto por: Marcela Azevedo
Atualizado em: 13/03/2023

Gosto de Minas: Drink com figo Para o Ano novo!

O figo simboliza: prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz, que resumem nossos desejos para o ano novo!

Não é novidade que os drinks tem presença garantida nas festividades de fim de ano, e pensando nisso o Blog Daqui de Minas convidou a mixologista e alquimista molecular Marcela Azevedo para trazer diferentes maneiras de saborear o Figo como elemento principal de drinks extremamente saborosos!

Além do que se vê

A gente sabe que a virada do ano representa um momento de ritos e tradições para atrair os mais diversos desejos para o ano que se inicia, pensando nisso, o figo foi a fruta escolhida para compor um drink que além de saboroso, vai trazer significado para o seu 2023.

A figueira, é uma árvore com mais de 700 espécies, há registros de seu cultivo no antigo testamento da bíblia, e a planta tem conexão com o sagrado, simbolizando prosperidade, abundância, castidade, segurança, fecundidade, imortalidade e paz, que resumem bem nossos desejos para o novo ano.

 

Do quintal de casa

 

Quando o assunto é drink, a Mixologista Marcela Azevedo já é de casa, e por isso, a partir de agora ela quem toma as rédeas do texto que você lê, e conta como surgiu a ideia desse drink com ingrediente que veio do próprio quintal:

“O figo já tomou conta dos quintais mineiros há bastante tempo. Mas nem só de saborear "in natura" a fruta no pé ou nas tradicionais compotas, doces e licores, esta fruta tão exótica toma conta das nossas mesas a cada fim de ano.

Três versões de um drink que saiu do meu quintal tendo o figo como nosso protagonista.

Preparei esse drink super especial que vai acentuar seu paladar para o sabor adocicado do figo e misterioso do tomilho.

O aroma desse drink é incrível e fica muito charmoso para servir em copos ou taças especiais de até 350ml. Ele é preparado à base de um xarope de Figo e tomilho que você poderá usar inclusive para saborizar um delicioso chá ou uma tônica caso você prefira ficar longe do álcool.

Para o xarope de figo e tomilho:

06 figos frescos cortados ao meio;

½ copo de açúcar;

½ copo de água;

04 ramos lindos de tomilho

 

Coloque os ingredientes em uma panela pequena e deixe ferver em fogo médio. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo com frequência, por cerca de cinco a sete minutos ou até os figos desmancharem. Deixe esfriar. Transfira a mistura para um recipiente, tampe e mantenha na geladeira por até uma semana. O rendimento é de 150 a 170ml, o suficiente para 10-12 drinks

Para o drink

50ml de uma cachaça envelhecida por mínimo 5 anos em tonel de amburana

20 ml do xarope

2 traços de bitters de laranja

60 a 120ml de Tônica.

Gelo.

Encha uma coqueteleira com gelo. Adicione todos os ingredientes, menos a tônica. Bata bastante.  Coe em um copo com um cubo de gelo e cubra com a tônica a gosto. Decore com uma fatia de figo fresco e se preferir, com um ramo de alecrim ou tomilho. Tim Tim

Já para a versão não alcoólicas

30 ml do xarope

2 traços de bitters de laranja

60 a 120ml de Tônica.

Gelo.

Encha uma coqueteleira com gelo. Adicione todos os ingredientes, menos a tônica. Bata bastante.  Coe em um copo com um cubo de gelo e cubra com a tônica a gosto. Decore com uma fatia de figo fresco e se preferir, com um ramo de alecrim ou tomilho.

E a minha terceira dica vai para os mais ousados. E aí, já comeu um drink?

Em um sifão para espumas acrescente 300ml de cachaça de amburana e 100ml de xarope. Feche corretamente o sifão e insira duas cápsulas de CO2. Agite bastante e leve para a geladeira por 2 horas com o sifão na posição horizontal.

Com os figos gelados, corte em cruz e aplique a espuma. Bom apetite!

(Muito atenção ao manusear o equipamento)

Feliz 2023!”

 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?