Turismo em Minas Gerais | Risoto de Carne com Pequi

556
Foto por: Foto: Chef Bernadete Guimarães
Atualizado em: 14/09/2022

Risoto de Carnes do Norte de Minas Com Lascas de Pequi Flambadas na Cachaça 

 

Uma releitura igualmente saborosa do típico arroz com pequi!

As regiões do estado são, em diversos aspectos, muito diferentes entre si, o que proporciona uma miscelânia de cores, sabores e cheiros muito bonita e embora diversificada, sempre com a cara de Minas. Na gastronomia não seria diferente, não é à toa que a nossa capital é considerada cidade criativa no segmento, concentrando um pouquinho de cada cantinho de Minas. Com tanta diversidade e riqueza, trazemos hoje, uma receita pra lá de especial e de uma região mais especial ainda, um risoto de carnes do Norte de Minas
O Ouro do Norte
No Norte de Minas o sol é forte praticamente o ano todo, entrando pelas janelas das cozinhas, reluzindo as cores e ativando os sabores tão característicos da região. Por ali, um fruto que geralmente divide opiniões, é quase unanimidade e tanto seu cheiro forte quanto sua cor amarelada fazem parte da gastronomia norte mineira, o pequi, que além de polêmico, é muito versátil. Tem doce, compota, é usado em pratos quentes e tem até sorvete. Quem ama encontra diversas opções para se deliciar. 
Além da versatilidade na cozinha, o pequizeiro (árvore da qual é extraído o pequi) é típico do cerrado, com sua forma fina, retorcida e copa achatada consegue suportar bem as altas temperaturas da região, tornando-se assim uma ótima opção de plantio para as famílias de agricultores da região, garantindo o sustento dessas famílias quando outras safras não suportam o calor do verão. 
A carne que veio do sol
Além do pequi, outro sabor característico do Norte de Minas é a carne de sol, que hoje, ao contrário do que sugere o nome não é feita mais a partir da exposição ao sol, mas sim, a partir da adição de uma fina camada de sal aos cortes bovinos, colocada em locais cobertos e bem ventilados para secar. A adoção dessa nova forma fez com que o processo de curagem se tornasse mais rápido. O resultado é uma peça mais macia, mas ainda assim com o sabor original da típica carne de sol. 
Trio parada dura
Quem conhece a região, sabe bem que no Norte de Minas, o pequi e a carne de sol andam bem juntinhos, sempre acompanhados de uma boa cachaça mineira, que é outra especialidade da região. A inúmera quantidade de alambiques e rótulos daquelas bandas garantem ao Norte de Minas uma vantagem expressiva na produção do destilado, e você que tá lendo aqui, já sabe que somos o estado referência na produção
Só de falar já deu vontade de colocar o avental e partir para a cozinha, aposto que você também! E para celebrar essa região tão rica e calorosa, convidamos hoje a Chef Bernadete Guimarães, que trouxe uma releitura do típico arroz com pequi de Montes Claros. Se prepara porque esse risoto do Norte de Minas tem carne de sol, pequi, cachaça e outras delícias da nossa cozinha, é de se apaixonar. 
Junta o pessoal de casa, aproveite o solzinho de primavera que já tá entrando pela janela, e prepara essa delícia aí! Por falar em sol, aproveita a luz dele pra fazer aquela foto bonita dessa receita e compartilhar com a gente nas redes sociais! 
Risoto de Carnes do Norte de Minas Com Lascas de Pequi flambadas na cachaça


Ingredientes para o Risoto
½ xícara (chá) de manteiga de requeijão (manteiga de garrafa)
1 cebola grande picada ou cortada em rodelas finas
5 dentes de alho socados
1 vidro de 500g de lascas de pequi em conserva
¼ copo (americano) de cachaça
300g de carne de sol cozida e desfiada
500g de costelinha suína aferventada em água com temperos
4 xícaras (chá) de arroz (de pilão, da roça)
250g de linguiça suína caipira fina aferventada e cortada em rodelas
Tempero a gosto (sal ou seu tempero)
1 pimentão verde pequeno picado
Cheiro verde picado a gosto
1 pimenta de cheiro (que não arde) picada
½ copo de cachaça
Para decorar
300g de drumetes (coxinhas da asa de frango) cozidas (reserve o caldo do cozimento)
15 ovos de codorna
Pimenta biquinho
12 unidades de pequi cozido (reserve a água)
Cheiro verde picado
Queijo minas curado ralado para finalizar
Preparo
Leve ao fogo a panela com a manteiga de requeijão. Junte a costelinha, refogando um pouco. Acrescente a cebola e deixe até começar a dourar, junte o alho.
Acrescente a carne de sol desfiada. Abaixe o fogo. 
Flambar na cachaça (1/4 de copo) as lascas de pequi escorridas.
Misture. Assim solta mais o sabor no risoto. Coloque o arroz e despeje metade da água do cozimento dos pequis e, também, água fresca. 
Enquanto isso e mexendo sempre, polvilhe metade do cheiro verde e metade das linguicinhas. Sempre acrescentando a água do cozimento dos pequis, o caldo do cozimento das coxinhas do frango e, se necessário, água fresca, mexendo sempre. 
Neste momento tempere a gosto, coloque o pimentão e pimenta picados.
Quando o arroz estiver cozido e úmido despeje a cachaça, misture e prove o tempero.
O risoto fica bem molhado e cremoso. Acrescente um pouco de queijo Minas ralado, mexendo sem parar. Desligue o fogo e decore a gosto. Sirva com o queijo Minas ralado e pimentas variadas.

Comentários

O que eu procuro em Minas?