Turismo em Minas Gerais | Bares de Minas Gerais

636
Foto por: Foto: Acervo Setur-MG / Sérgio Mourã
Atualizado em: 14/09/2022

Já que Minas não tem mar, eu vou ‘pro’ bar!

 

Você já escutou essa frase sair da boca de um mineiro? Por aqui ela é muito utilizada, uma brincadeira que em parte é verdade. Minas é um Estado que tem muitos bares e onde tudo é motivo para ir curtir uma cachacinha, uma cerveja gelada e um petisco mineiro!

 

 

Belo Horizonte é conhecida como a ‘capital dos botecos’, apelido mais do que apropriado. Dizem por aí que a cidade tem em média quatro botecos por quarteirão, que variam desde os mais tradicionais, até os mais modernos, descolados e alternativos. O bom atendimento e pratos com nomes engraçados chamam a atenção da clientela. A disputa é grande e durante a semana inteira a maioria dos bares fica lotada de ‘cervejeiros e petisqueiros’, e vários deles detém um público cativo.

A fama do tira-gosto mineiro resultou na realização de festivais de culinária típica de botecos. O evento ultrapassou fronteiras e hoje é realizado em várias cidades do interior e em outros estados. Nos botecos de Minas Gerais você pode encontrar uma profusão de cheiros e sabores. Quando vier até aqui, não deixe de visitar um desses estabelecimentos, tão “a cara” de Minas.

 

Para facilitar o seu pedido, seguem algumas dicas de petiscos que você não pode deixar de experimentar nos nossos bares:

- Costelinha de porco, coberta por ora-pro-nóbis, acompanhada com angu misturado com queijo do Serro.

- Rabada com batata

- Porção de torresmo de barriga

- Moela acebolada

- Fígado com jiló

- Bolinho de mandioca com calabresa e catupiri

- Caldo de feijão de corda, com carne seca e cachaça

- Canjiquinha com costelinha de porco

- Carne na cerveja artesanal preta

- Caviar da roça (chouriço)

- Costela de boi sem osso com mandioca frita

- Dobradinha com polenta

- Galopé

 

Gostou? Tem isso e muito mais para você se deliciar em Minas. Cada região tem a sua especialidade. Uma dica é sempre pedir o petisco da casa, pois nele você experimentará o mais típico sabor do lugar visitado. E, só de ser comida mineira a possibilidade de ser ‘bom demais’ é grande!

Comentários

O que eu procuro em Minas?