Turismo em Minas Gerais | Nadismo

164
Foto por:
Atualizado em: 22/04/2023

Venha fazer NADA em Minas Gerais 

 

Seja produtivo! Se informe! Esteja atualizado! Não fique para trás!

 

 

ALERTA: Esse post é para você que não aguenta mais sonhar com um momento de paz!

Tentamos preencher os mínimos escapes da nossa agenda, adiantar uma atividade e nem mesmo podemos caminhar ou tomar banho sem ouvir um podcast! Essa é a ocupação crônica. E o tempo do ócio, de não fazer nada? Como dizemos em Minas Gerais: “fica esperto”! Essa ideia de produtividade associada a quantidades de tarefas está ficando para trás!

 

 

O Nadismo é um movimento que nos propõe, ou melhor, nos desafia a um momento de descanso verdadeiro. Mas olhe lá, devemos nos permitir sentir conforto e aceitação nesse momento, nós precisamos dele, nossa mente e corpo pedem socorro!

Toda essa situação também afeta nossa felicidade e saúde, cada vez mais usamos nosso tempo para atividades que nos dêem retorno financeiro e profissional e temos menos tempo de socialização, de fazer nosso hobbies e até mesmo de viajar!!! 

Aí não dá! A equipe @visiteminasgerais ficou intrigada com o nadismo e nessa emenda de feriadão com fim de semana te propomos a aproveitar MUUUUUITO nosso estado, mesmo que seja dentro de casa.

 

Segue o fio de lugares propícios para RELAXAR:

 

Serra do Cipó

Descoberta na época dos bandeirantes, a Serra do Cipó já foi conhecida como Serra da Lapa e Serra da Vacaria. Para resguardar sua diversidade natural, foi criado em 1984 o Parque Nacional da Serra do Cipó, em uma área de aproximadamente 330 quilômetros quadrados. Seu objetivo é a proteção da fauna e da flora da Serra do Cipó, das bacias de captação do rio Cipó, afluente do rio das Velhas, e a preservação das belezas cênicas da região.

 

 

A região do Parque é formada por vários rios, quedas d'águas, campos, relevo acidentado e clima tropical. No que diz respeito à fauna da região, o território conta com dezenas espécies de mamíferos, anfíbios e aves. Além disso, a multiplicidade de espécies vegetais é tão grande que a região encontra-se permanentemente florida durante todas as estações do ano. Tanta variedade e harmonia entre pedras, plantas e flores rendeu ao Cipó o título de “Jardim do Brasil”, dado pelo renomado paisagista Burle Marx na década de 50.

 

 

 

 O Parque Nacional Serra do Cipó é reconhecido, também, pelas suas inúmeras cachoeiras, canyons e paredões para a prática de alpinismo, sem falar nas cavernas e trilhas próprias para os amantes de mountain bike e caminhada. O clima é sempre muito agradável durante todo o ano e vem se tornando reduto favorito pelos amantes da natureza e suas incontáveis belezas. Distrito de Santana do Riacho, este destino faz parte do Circuito Serra do Cipó.

 

Monte Verde

 

Distrito de Camanducaia, Monte Verde é um dos locais mais românticos e charmosos de Minas. Uma pequena vila de montanhas verdes, cercada por pinheiros. Suas pousadas e restaurantes são ótimas atrações para um fim de semana a dois. Durante o dia, pode-se apreciar a paisagem em caminhadas por trilhas, como a do Pinheiro Velho, a mais famosa de todas. É conhecida como Suíça brasileira, a região possui natureza privilegiada e baixas temperaturas.

 

 

 

São Gonçalo do Rio das Pedras

São Gonçalo do Rio das Pedras (Distrito do Serro) surgiu no início do século XVIII em decorrência da exploração do ouro existente na região. Porém, o outro explorado por negros escravos ia direto para os cofres da Coroa portuguesa. Mesmo sendo a única forma de renda, o município não prosperou.

 

 

Hoje os principais rendimentos da cidade vêm da agricultura e do turismo. Local de paz e sossego é cercado por cachoeiras como as da Gruta Seca; de São Gonçalo; Pacu; Grota Seca e do Comércio, que é propicia a prática  de rapel; além de montanhas como o Pico do Raio e a Lapa da Igreja, com serras que remetem a torres de igrejas.

 

 

 

Seu patrimônio histórico, simples e bem conservado, é composto da Igreja Matriz de São Gonçalo, da  Igreja Nossa Senhora do Rosário, da Praça Antônio Félix  e dos Muros de Pedra construídos pelos escravos.


 

E se você está em casa, queremos invadir sua casa com o espírito da terra de João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Adelia Prado, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo!

 

No Blog Daqui de Minas vamos te dar DICAS LITERÁRIAS MINEIRAS:

  • Adriana Lopes Barbosa é professora e poeta, autora de “Contida” e “Liberta”,  livros de poemas apaixonantes sobre superação de dores e encontros com verdades libertadoras.

  • Ana Martins Marques é poeta, vencedora do Prêmio da Biblioteca Nacional em 2011 com o livro “Da arte das armadilhas”, e terceiro lugar no Prêmio Oceanos, em 2015, com “O livro das semelhanças”.

 

 

  • Carla Madeira é escritora, jornalista e publicitária. Ela é a segunda autora contemporânea mais linda do Brasil com seu livro de  ficção “Tudo é rio”.

 

 

  • Outro livro de ficção é o "Antiterapias" de Jacques Fux. O livro que venceu o Prêmio São Paulo de Literatura, em 2013.

 

 

  • Nivea Sabino é poeta-slammer, ativista e educadora social. Com trajetória marcada pela luta contra o racismo e lesbofobia e outras formas de opressão. Seu livro é o  “Interiorana”.

 

 

Saiba mais sobre como se divertir com Minas em casa: 15 Dicas para assistir Minas em casa!

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?