Turismo em Minas Gerais | Natal da Mineiridade: "Queca” de Nova Lima

323
Foto por: Bellini Andrade
Atualizado em: 23/12/2022

Gosto de Minas: "Queca” de Nova Lima

 

Mineira do nome ao sabor, uma receita carregada de Minas para a mesa do Natal

 

Tradicionalmente Inglês, o nome “Christmas Cake” foi o que deu origem à receita do blog de hoje é uma brincadeira com as palavras e com o mineirês, que transformou o “Cake” em “Queca” e que dá a fama de um bolo delicioso, com a cara do natal e da mineiridade, misturando ingredientes saborosos e sempre presentes nas festividades de fim de ano.

De preparo simples, esse bolo une muitos componentes deliciosos e saudáveis, e falando da receita, se assemelha bastante a um panetone, levando uvas passas, frutas cristalizadas, damasco, ameixas e muitos outros elementos que dão sabor ao prato.

 

Riqueza Local

 

Historicamente a cidade de Nova Lima é reconhecida pela extração de ouro e minério de ferro, e contando com diversas minas o município fica bem ao lado da capital Belo Horizonte e é uma das principais cidades da Região Metropolitana contando com construções históricas e importantes como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar que está localizada na Praça Bernardino de Lima.

 

Levando várias influências do Ciclo do Ouro com a presença dos Ingleses, Nova Lima oferece também lindas montanhas, vistas, cachoeiras, matas, ribeirões, santuários, lendas e muitas outras opções para quem visita a cidade em busca de diferentes experiências. Formando o Rego Grande e o Ribeirão dos Cristais, as águas que passam pelo município nascem da Serra do Curral.

 

Do mundo para Minas 

 

Na Inglaterra, o bolo de Natal é uma tradição que começou como mingau de ameixa. As pessoas comiam o mingau na véspera de Natal, forrando o estômago após um dia de jejum. Logo frutas secas, especiarias e mel foram adicionados à mistura de mingau, que acabou se transformando em pudim de Natal. Essas receitas podem ser claras, escuras, úmidas, secas, pesadas, esponjosas, fermentadas, sem fermento, etc. Elas são feitas em muitas formas diferentes, com glacê, polvilhado com açúcar de confeiteiro ou mais simples.

 

Como ocasiões especiais merecem bolos especiais, após a chegada de ingleses no município de Nova Lima a receita se modificou com a influência dos munícipes, pois o mineirês transformou até o nome dando a cara de Minas para um bolo carregado de sabor e significados.

 

"Queca” de Nova Lima

Ingredientes

4 xícaras de chá de açúcar cristal 

4 xícaras de chá de água 

12 xícaras de chá de farinha de trigo 

8 ovos 

4 xícaras de chá de açúcar refinado 

6 colheres de sopa de manteiga 

1 colher de sopa de banha 

4 colheres de café de noz-moscada ralada 

4 colheres de café de canela em pó 

200 ml de conhaque 

4 xícaras de chá de passas brancas sem caroço 

4 xícaras de chá de passas pretas sem caroço 

4 xícaras de chá de nozes picadas 

4 xícaras de chá de castanhas-do-pará picadas 

4 xícaras de chá de ameixas pretas picadas 

6 xícaras de chá de frutas cristalizadas 

150 g de cerejas 

8 colheres de café de fermento em pó 

Erva-doce 

1 colher de chá de bicarbonato 

1 limão 

Sal a gosto 

 

Modo de Preparo

Coloque o açúcar cristal em uma panela, folhas de louro, canela em rama, erva doce e mexa até virar uma calda. O ponto perfeito é quando der uma espuma. 

Tire do forno e junte à calda quatro xícaras de água quente. Mexa. Volte ao forno. Deixe esfriar, coe e reserve. 

Para a massa, quebre os ovos inteiros e coloque em uma vasilha. Junte a manteiga, o açúcar refinado, a banha e o sal. Bata com uma batedeira até ficar bem cremoso. 

Em outra bacia grande, coloque as frutas cristalizadas, as passas brancas, as passas pretas, as ameixas pretas. Jogue um pouco da farinha de trigo. Depois, acrescente a castanha-do-pará e as nozes. Mexa novamente. Junte o fermento e a canela. Coloque, por cima, a massa batida e o resto da farinha de trigo. Mexa bem. 

Esprema o suco do limão no bicarbonato e coloque a misture na massa. Por fim, despeje a calda. Mexa bastante até ficar homogêneo. Por último, coloque o conhaque. 

Despeje a massa nas formas untadas e com papel manteiga. Coloque as cerejas por cima das massas já nas formas. Não encha muito a forma porque elas crescem muito. A decoração é a gosto. Você pode usar nozes, castanhas, 

Leve as formas ao forno pré-aquecido por uma hora e meia a 150ºC. Coloque as formas em cima de um tabuleiro com água para assar e para que elas fiquem mais macias. 

Essa receita rende de dez a 12 quecas, dependendo do tamanho da forma. 

Gostou dessa delícia de Natal? Então corre, clica aqui e confere essas opções de sobremesas de natal!

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?