Turismo em Minas Gerais | Pampulha 80 anos

337
Foto por: Pedro Vilela
Atualizado em: 16/05/2023

Viva os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha: dicas de passeios
 

Calmaria e tranquilidade na Lagoa da Pampulha, um refúgio moderno no coração de Minas Gerais.

 

 

Já é sabido por todo mineiro que a Pampulha é um lugar cheio de mineiridade e afetividade, perfeito pra curtir com a família. A Lagoa da Pampulha é um dos pontos turísticos mais icônicos de Belo Horizonte e oferece uma experiência única de turismo na região. Além de ser um patrimônio histórico, cultural e artístico, a Pampulha é um lugar de paisagens naturais exuberantes misturada com a arquitetura modernista e uma variedade de atrações turísticas.
 

 

Entre as curiosidades da Pampulha, está o seu conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, com destaque para:

  • Igreja São Francisco de Assis, que possui um formato incomum em forma de elipse, simbolo de fé.

  • A Lagoa da Pampulha também é um espaço agradável para a prática de atividades físicas, como corrida, caminhada, ciclismo.

  • E também é perfeita para momentos de calma e tranquilidade como piqueniques que são comumente vistos na orla da lagoa.

 


 

E não podemos esquecer das outras construções que fazem parte do Conjunto Moderno da Pampulha (alguns podem ser visitados e têm histórias e exposições incríveis): Casa do Baile, Museu de Arte, Casa Kubitschek  e o Iate Tênis Clube, obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer que são o cartão postal da Beagá, esses também são pontos de encontro para quem busca pedalar pela orla da lagoa, ou fazer um piquenique com a família ao redor da lagoa.

 

 

 

E por falar nela, você sabia que a lagoa da Pampulha inicialmente foi construída para ser uma represa? Isso mesmo! Ela foi projetada para abastecer a região e inclusive já foi transitável com barcos nos primeiros anos de sua construção.


 

Atividades para crianças 

Mas as crianças também precisam de atividades, né? E tem bastante coisa pra elas na Pampulha. Que tal visitar o zoológico? É só atravessar a rua e já tá lá! Os pequenos vão se divertir com os animais e aprender muito sobre a natureza. E se quiser algo mais educativo, o Museu de História Natural e Jardim Botânico ficam ali pertinho também.

 


 

Com tanta diversidade de atrações e opções de lazer, a Lagoa da Pampulha é um destino turístico completo e imperdível para quem visita Belo Horizonte sozinho, com a família ou com os amigos. Se você procura um lugar tranquilo e acolhedor para relaxar e desfrutar da cultura mineira, a Pampulha é a escolha certa! Aproveite essa mineiridade que é só nossa e venha curtir esse pedacinho de Minas Gerais. Vai ser bão demais, uai!
 

O que achou dessa dica maravilhosa sobre a Pampulha? Corre no link e conheça a pampulha mais de pertinho!

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?