Rotas e Destinos - Uberaba: Terra de Gigantes

17/09/2019

Por: Ane Lopes e Júnia Cândido



Fotos: Acervo Secult MG - Neto Talmeli



Você sabia que já existiram dinossauros em Minas Gerais? Isso mesmo! Há alguns milhões de anos, esses gigantes já foram nossos conterrâneos.



Uberaba recebeu o título de Terra dos Dinossauros do Brasil, graças aos inúmeros fósseis já encontrados em excelente estado de conservação, e ao surpreendente fato de concentrar a maior quantidade de espécies de dinossauros já descobertos no país.



Os primeiros fósseis da região foram encontrados no início do século 20 e, desde então, Uberaba recebe turistas e pesquisadores de todo o mundo interessados nesse universo pré-histórico. E aí, você está pronto pra se sentir como um personagem do Jurassic Park? Então você precisa conhecer o Museu dos Dinossauros, localizado no bairro rural de Peirópolis, em Uberaba.





Logo na chegada, os visitantes já se encantam com uma réplica do titanossauro Uberabatitan ribeiroi, aquele dino herbívoro de cabeça pequena e pescoço longo. Em tamanho real, são 18 metros de comprimento e 8 metros de altura, é considerado o maior dinossauro que já existiu em território brasileiro, e com essa grandiosidade toda garante o entusiasmo de adultos e crianças e, claro, muitas fotos. A exposição conta com dezenas de réplicas e ilustrações que, juntamente com os três mil exemplares de fósseis e ovos de dinossauro, mostram detalhes e características de cada animal e trazem informações valiosas sobre o período em que os dinossauros viveram por aqui – Cretáceo Superior (de 100 a 65 milhões de anos atrás). São dinossauros carnívoros, herbívoros, quelônios, crocodilomorfos, lagartos, sapos, peixes, moluscos, além de microfósseis de plantas.





Dentre as atrações do museu, destaca-se o esqueleto fossilizado do Uberabasuchus terrificus, o “Crocodilo Terrível de Uberaba”, que é um exemplar único no planeta e a principal descoberta da paleontologia brasileira, de cerca de 70 milhões de anos.



No laboratório, é possível interagir com os instrumentos e conhecer técnicas e cuidados utilizados para a retirada dos fósseis das rochas durante as escavações paleontológicas.



Ansioso para ver tudo isso de perto? Pode até ir comprar uma roupa de paleontólogo para sua visita, a gente entende, afinal, quem nunca sonhou em conhecer essas criaturas incríveis? 



Museu dos Dinossauros



Visitação: De terça a sexta, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 8h às 18h

Endereço: BR 262 - Peirópolis – Uberaba

Telefone: (34) 3338-1502



Use  #TurismoMG em suas fotos por Minas Gerais e compartilhe sua história!



Playlist -  Clique aqui para ouvir todos os episódios do Rotas e Destinos, o programa que vai te fazer colocar os pés na estrada, com  dicas e curiosidades dos melhores destinos em Minas Gerais!



Conteúdo Relacionado