Turismo em Minas Gerais | Grafites colorem a capital mineira

Grafites colorem a capital mineira

Foto por: Juliana Mont'Alverne Flores
Atualizado em: 02/10/2020

Em meio ao concreto e aos prédios altos, o colorido da arte do grafite tem dado protagonismo aos muros e paredes antes esquecidos pelas cores pálidas das construções do maior centro urbano mineiro e, com isso, BH se soma aos roteiros mundiais na cena de arte urbana, com obras de grafiteiros renomados internacionalmente.

Estas intervenções artísticas têm se espalhado pela cidade, ocupando e tornando também atrativas regiões antes não muito procuradas. São importantes avenidas e regiões, como no centro e nos tradicionais bairros Savassi, Floresta e Santa Tereza, que se tornaram atrações, tanto para visitantes como para os moradores que passam a enxergar a capital com outro olhar.

Um excelente exemplo é a Rua Sapucaí, que antes já era considerado um mirante natural da cidade e, agora, transformou-se no primeiro mirante de arte urbana do mundo. A vista de lá é privilegiada para prédios com murais gigantescos, com tamanhos que variam entre 450 m² e 1.780 m². Em um dos prédios está o mural mais alto pintado por uma mulher na América Latina, com seus 56 m de altura. Em dezembro de 2018, a região da Sapucaí ganhou lunetas fixas e gratuitas para a felicidade dos frequentadores e apreciadores da paisagem transformada da cidade pelos olhos da arte urbana.

Recentemente, a arte do grafite também deu cara nova à clássica Praça da Liberdade, quando foram colocados tapumes cercando o local durante sua reforma.

Um ícone da arte urbana de BH é o “Bolinho”, personagem querido pelos moradores e agora pelos turistas, ele surge em muros e paredes esquecidos pela cidade. Foi inspirado nos deliciosos cupcakes e, ao longo de 10 anos sendo grafitado, já soma mais de 140 aparições que trazem bom humor e cores pelas ruas.

Escolha um fim de tarde após o trabalho ou mesmo um final de semana e saia pela cidade treinando seu olhar para identificar essa Belo Horizonte contemporânea.

Saiba o que conhecer em Minas clicando aqui.

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada por livros, séries, rock'n'roll e vida ao ar livre (não necessariamente nessa ordem). Atua na Diretoria de Promoção e Mkt Turístico.

Comentários