Turismo em Minas Gerais | Quitandas no Caminho de Rosa

168
Foto por: André Ferreira
Atualizado em: 16/09/2022

Sabores da Via Liberdade: Conheça as Quitandas no Caminho de Rosa

 

A gente já falou algumas vezes sobre os territórios da cozinha mineira que se destacam pela tradição quitandeira. Congonhas, Paracatu, Igarapé, São Tiago entre tantos outros reconhecidos destinos que mantém viva a tradição das mestras, valorizando a cultura alimentar e agregando a elas novos valores, como o do turismo.

No post de hoje vamos conhecer uma iniciativa que além de manter viva a tradição quitandeira, procura apresentar essas delícias para os turistas que recebe, colocando as mestras e seus deliciosos preparados em lugar de destaque.

Caminhos de Literatura, Aventura e Sabor

Para quem é amante da literatura brasileira, a aventura pelo sertão Rosiano é uma parada imperdível, e através da caminhos de rosa, é possível conhecer mais da obra e dos destinos que receberam o autor.

A Caminhos de Rosa é uma grande vitrine para atletas do Brasil e do Mundo, recebendo atletas de 23 estados e 7 países, e por vezes, penso que é uma excelente oportunidade de divulgar e promover a cultura local. Em um dia de evento costuma passar mais de mil pessoas por lá que vem em busca dessas interações legítimas da região.

E foi pensando justamente nessas experiências legítimas que foi feito um convite para que as quitandeiras da região se integrassem ao projeto, agregando sabor a uma rota que naturalmente já é recheada de aventura e belas paisagens.

 

Tradição Quitandeira

Além do trajeto tradicional, quem passa pela região tem sempre a oportunidade de experimentar exemplares legítimos e saborosos da cozinha mineira. Broas, biscoitos, bolos e toda sorte de petisco podem ser consumidos por ali enquanto o turista vive a experiência Roseana.

Vale lembrar que as delicias são preparadas por mestras locais, que mantém viva a tradição e espalham a boa palavra para os turistas que vem a Minas.

E aí, aposto que a gente conseguiu deixar com água na boca, certo? Então não perde a oportunidade de conhecer os caminhos de Rosa, e experimentar tudo o que há de melhor por ali!

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?