Turismo em Minas Gerais | Saiba o que é o Selo Cozinha Mineira!

190
Foto por: UMAMI Comunicação
Atualizado em: 17/11/2022

Você já conhece o Selo Cozinha Mineira? Saiba como utilizar!

 

Um selo criado para marcar o processo de reconhecimento da cozinha mineira como patrimônio.

 

Criado para marcar o processo de reconhecimento da cozinha mineira como patrimônio, o selo é a identidade visual que vai conferir identidade aos produtos, pratos, estabelecimentos e chefs que fazem a cozinha mineira acontecer na ponta, no contato direto com o público consumidor da comida mais afetiva e representativa do Brasil.

 

3 Séculos de História

 

A história do nosso estado mescla-se diretamente com a do Brasil, e está indissociavelmente ligada à cultura alimentar nos territórios. Os modos de fazer, uso de ingredientes tradicionais e regionais, as técnicas passadas entre gerações e as receitas que contam a história do povo mineiro são marcas registradas da cozinha mineira.

Desde o bambá de couve, até os sofisticados risotos e releituras passando pelas quitadas e pelas bebidas tradicionais como o café e a cachaça, a excelência de nossa cozinha está ligada diretamente à afetividade e a hospitalidade que nos são tão características. E é pensando em resguardar o passado que olhamos para o futuro de nossas mesas.

 

Cozinha Mineira Patrimônio

O processo, que objetiva reconhecer como patrimônio cultural nosso bem mais saboroso, acontece através da criação de um inventário e de iniciativas de valorização da cozinha mineira, movimentando a cadeia produtiva e atribuindo protagonismo aos envolvidos. O selo Cozinha Mineira é uma dessas iniciativas, que visa conferir e uniformizar a identidade da nossa cozinha.

 

Conhecendo o Selo

Criado com elementos que representam itens diversos da cozinha mineira, o selo tem a chancela do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e do Instituto Periférico, e pode ser adquirido através de solicitação direta com o instituto por empresas, associações e entidades da cadeira produtiva relacionadas a gastronomia.

E aí, bora se apropriar e utilizar o selo para valorizar nossos produtos e promover cada vez mais a cozinha mineira?

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?