TOP 10 Cachoeiras de Minas Gerais

05/04/2018

Foto: Gabriel Vallim / Acervo Setur



A proposta de ação nas redes sociais é mostrar as belezas de Minas Gerais com o olhar do “fotógrafo”, seja ele, visitante, turista, morador ou simplesmente “apaixonado” pelo Estado. A cada mês iremos evidenciar as fotos que se destacam em nossa galeria, juntamente com informações e claro, sempre destacando o autor da foto.



O tema do mês de abril é Cachoeira, sendo assim fizemos uma lista com as 10 cachoeiras que fizeram mais sucesso (maior número de likes ou curtidas) em nosso perfil no instagram @VisiteMinasGerais.



1 - Cachoeira Grande – Serra do Cipó – Distrito de Santana do Riacho



Foto: @Larissasfer



A Cachoeira está localizada no distrito da Serra do Cipó, cerca de 100 quilômetros da Grande BH. Com 60 metros de extensão, a Cachoeira Grande é a mais larga queda d’água formada ao longo do Rio Cipó. A extensão privilegiada e seus 10 metros de altura formam um poço ideal para banho. É uma belíssima cachoeira, sem dúvida e, em dias de sol, é possível se aventurar entre suas quedas.



 



2 - Cachoeira Alta – Ipoema (Cachoeira do Macuco)



Foto: Samuel - @samuelfag



A Cachoeira Alta possui uma queda de 110 m de altura e é considerada uma das belas do Estado. Por se localizar perto de um povoado chamado São José do Macuco a Cachoeira é também conhecida como Cachoeira do Macuco. O acesso a ela não é difícil e é bem cobiçada pelos praticantes de canyoning, banhistas e admiradores das belezas naturais de Minas.



 



3 - Cachoeira do Sucupira – Uberlândia.



Foto: Natasha Okada -  @natashaokada



A Cachoeira possui paisagem apaixonante e queda com 15 metros de altura. O acesso à cachoeira é fácil e seu paredão em 'meia-lua' de 30 metros de largura é de tirar o fôlego. Possui  em sua margem uma praia natural de cascalhos, ideal para relaxar observando a paisagem ou até pra fazer um piquenique.



 



4 - Cachoeira da Fumaça – Rio Claro



Foto: Simone Lopes - @escolhas_de_simone



A Cachoeira da Fumaça está localizada no município de Rio Claro, e é considerada a maior vazão de água do Triângulo Mineiro. A cachoeira possui uma queda d´água de aproximadamente 60 metros de altura e 50 metros de largura e devido ao grande volume de agua forma uma fumaça de água que pode ser vista da estrada, que fica a algumas centenas de metros de distância. O que origina então o nome da cachoeira.



 



5 - Cachoeira Deus Me Livre – Aiuruoca



Foto: Gabriel Ribeiro - @GabrielRibeiroV



É cercada por mata por ambos os lados, existem inúmeras espécies vegetais e podem aparecer animais silvestres. São três quedas com aproximadamente 15 metros cada uma. A primeira queda (de baixo para cima) apresenta uma excelente piscina natural, propícia ao banho e mergulho. Sua queda forma uma "caverna" atrás da queda. As outras duas apresentam piscinas naturais menores, onde se pode tomar um excelente banho de cachoeira.



Acima da terceira queda, formam-se inúmeros poços e duchas, onde se pode nadar e tomar banho. Na primeira e terceira cachoeiras, é possível fazer canionismo (rapel em cachoeira). O acesso às quedas, exige muita cautela e o acompanhamento de guia ou condutor local!



 



6 - Cachoeira Maria Augusta



Foto: Matheus Boa Sorte - @MatheusBoasorte



Localizada na divisa de São João Batista do Glória e Delfinópolis, a Cachoeira Maria Augusta é formada por duas grandes quedas com altura aprox. de 35m e um grande volume de água, esta imponente cachoeira forma a um belo poço de água cristalina com praia de areia fina e cascalho, ideais para tomar sol e se banhar.



 



7 - Cachoeira do  Fundão – São Roque de Minas





Foto: @Fabiorage via @Thom_Fiuza



A Cachoeira do Fundão é uma das mais belas da Serra da Canastra. Por ter um acesso mais difícil, ela permanece quase intacta. Com sua queda de quase 80m e uma piscina natural de forma arredondada, que recebe sol praticamente o dia todo. Está a a 52 km de São Roque de Minas em uma área particular



 



8 - Cachoeira da Gruta  - Delfinópolis





Foto: Leandro Aguiar  - @LeolAguiar



Localizada em Delfinópolis ela é uma das cachoeiras do Complexo do Claro. A Cachoeira da Gruta possui um pequeno lago que é excelente para banho e mergulho.



 



9 - Cachoeira do Tabuleiro -





Foto: @TomAlvesFotografia



A Cachoeira do Tabuleiro com seus 273m de queda livre é a mais alta de MInas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. Fica em Conceição do Mato Dentro e está na área do Parque Estadual da Serra Geral do Intendente. Além da belíssima vista ela possui  várias quedas, piscinas e poços naturais de águas cristalinas.



 



10 - Região de furnas - Canyons de Furnas.





Foto: @LayanePalhares



Por último e não menos importante Capitólio, que tem sido a campeã de fotos em nosso perfil do Instagram.

É banhada pelo Lago de Furnas e conhecida como Rainha dos Lagos, possui atrativos naturais incríveis e paisagens de tirar o fôlego, com muitas cachoeiras e lagos de águas cristalinas.



Os Cânions são considerados cartão postal do local com enormes fendas e paredões de onde surgem lindas cachoeiras.



Obs.: O acesso aos cânions só é possível por meio de lanchas, chalanas e catamarãs pelo lago de furnas.



 



Conteúdo Relacionado