TOP 10 Cachoeiras de Minas Gerais

05/04/2018

Foto: Gabriel Vallim / Acervo Setur



A proposta de ação nas redes sociais é mostrar as belezas de Minas Gerais com o olhar do “fotógrafo”, seja ele, visitante, turista, morador ou simplesmente “apaixonado” pelo Estado. A cada mês iremos evidenciar as fotos que se destacam em nossa galeria, juntamente com informações e claro, sempre destacando o autor da foto.



O tema do mês de abril é Cachoeira, sendo assim fizemos uma lista com as 10 cachoeiras que fizeram mais sucesso (maior número de likes ou curtidas) em nosso perfil no instagram @VisiteMinasGerais.



1 - Cachoeira Grande – Serra do Cipó – Distrito de Santana do Riacho



Foto: @Larissasfer



A Cachoeira está localizada no distrito da Serra do Cipó, cerca de 100 quilômetros da Grande BH. Com 60 metros de extensão, a Cachoeira Grande é a mais larga queda d’água formada ao longo do Rio Cipó. A extensão privilegiada e seus 10 metros de altura formam um poço ideal para banho. É uma belíssima cachoeira, sem dúvida e, em dias de sol, é possível se aventurar entre suas quedas.



 



2 - Cachoeira Alta – Ipoema (Cachoeira do Macuco)



Foto: Samuel - @samuelfag



A Cachoeira Alta possui uma queda de 110 m de altura e é considerada uma das belas do Estado. Por se localizar perto de um povoado chamado São José do Macuco a Cachoeira é também conhecida como Cachoeira do Macuco. O acesso a ela não é difícil e é bem cobiçada pelos praticantes de canyoning, banhistas e admiradores das belezas naturais de Minas.



 



3 - Cachoeira do Sucupira – Uberlândia.



Foto: Natasha Okada -  @natashaokada



A Cachoeira possui paisagem apaixonante e queda com 15 metros de altura. O acesso à cachoeira é fácil e seu paredão em 'meia-lua' de 30 metros de largura é de tirar o fôlego. Possui  em sua margem uma praia natural de cascalhos, ideal para relaxar observando a paisagem ou até pra fazer um piquenique.



 



4 - Cachoeira da Fumaça – Rio Claro



Foto: Simone Lopes - @escolhas_de_simone



A Cachoeira da Fumaça está localizada no município de Rio Claro, e é considerada a maior vazão de água do Triângulo Mineiro. A cachoeira possui uma queda d´água de aproximadamente 60 metros de altura e 50 metros de largura e devido ao grande volume de agua forma uma fumaça de água que pode ser vista da estrada, que fica a algumas centenas de metros de distância. O que origina então o nome da cachoeira.



 



5 - Cachoeira Deus Me Livre – Aiuruoca



Foto: Gabriel Ribeiro - @GabrielRibeiroV



É cercada por mata por ambos os lados, existem inúmeras espécies vegetais e podem aparecer animais silvestres. São três quedas com aproximadamente 15 metros cada uma. A primeira queda (de baixo para cima) apresenta uma excelente piscina natural, propícia ao banho e mergulho. Sua queda forma uma "caverna" atrás da queda. As outras duas apresentam piscinas naturais menores, onde se pode tomar um excelente banho de cachoeira.



Acima da terceira queda, formam-se inúmeros poços e duchas, onde se pode nadar e tomar banho. Na primeira e terceira cachoeiras, é possível fazer canionismo (rapel em cachoeira). O acesso às quedas, exige muita cautela e o acompanhamento de guia ou condutor local!



 



6 - Cachoeira Maria Augusta



Foto: Matheus Boa Sorte - @MatheusBoasorte



Localizada na divisa de São João Batista do Glória e Delfinópolis, a Cachoeira Maria Augusta é formada por duas grandes quedas com altura aprox. de 35m e um grande volume de água, esta imponente cachoeira forma a um belo poço de água cristalina com praia de areia fina e cascalho, ideais para tomar sol e se banhar.



 



7 - Cachoeira do  Fundão – São Roque de Minas





Foto: @Fabiorage via @Thom_Fiuza



A Cachoeira do Fundão é uma das mais belas da Serra da Canastra. Por ter um acesso mais difícil, ela permanece quase intacta. Com sua queda de quase 80m e uma piscina natural de forma arredondada, que recebe sol praticamente o dia todo. Está a a 52 km de São Roque de Minas em uma área particular



 



8 - Cachoeira da Gruta  - Delfinópolis





Foto: Leandro Aguiar  - @LeolAguiar



Localizada em Delfinópolis ela é uma das cachoeiras do Complexo do Claro. A Cachoeira da Gruta possui um pequeno lago que é excelente para banho e mergulho.



 



9 - Cachoeira do Tabuleiro -





Foto: @TomAlvesFotografia



A Cachoeira do Tabuleiro com seus 273m de queda livre é a mais alta de MInas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. Fica em Conceição do Mato Dentro e está na área do Parque Estadual da Serra do Intendente. Além da belíssima vista ela possui  várias quedas, piscinas e poços naturais de águas cristalinas.



 



10 - Região de furnas - Canyons de Furnas.





Foto: @LayanePalhares



Por último e não menos importante Capitólio, que tem sido a campeã de fotos em nosso perfil do Instagram.

É banhada pelo Lago de Furnas e conhecida como Rainha dos Lagos, possui atrativos naturais incríveis e paisagens de tirar o fôlego, com muitas cachoeiras e lagos de águas cristalinas.



Os Cânions são considerados cartão postal do local com enormes fendas e paredões de onde surgem lindas cachoeiras.



Obs.: O acesso aos cânions só é possível por meio de lanchas, chalanas e catamarãs pelo lago de furnas.



 



Conhece Minas Como Ninguém?

Escreva Para o Blog Oficial

De Turismo de Minas Gerais

Envie um email se apresentando, deixe seus contatos que retornaremos. Ficaremos felizes em ter o seu olhar sobre noassas Minas! Não esqueça de caprichar, não só no texto, mas também nas fotos heim?!

Envie uma mensagem para o seguinte email: informaturismo@secult.mg.gov.br, e conte suas experiências em cantinho de Minas que você ama!

Como realizar passeios

Incríveis por Minas?

Conheça os receptivos turísticos que vão te levar para conhecer Minas Gerais. Busque Minas Recebe aqui no portal!

Siga Nossas Redes Sociais E

Compartilhe seus momentos em minas!

Busque pelo @VisiteMinasGerais e use #TurismoMG em suas fotos para ser nosso destaque!


Conteúdo Relacionado

Tags

Arquivo

2020

2019

2018

2017

2015

Conhece Minas Como Ninguém?

Escreva Para o Blog Oficial

De Turismo de Minas Gerais

Envie um email se apresentando, deixe seus contatos que retornaremos. Ficaremos felizes em ter o seu olhar sobre noassas Minas! Não esqueça de caprichar, não só no texto, mas também nas fotos heim?!

Envie uma mensagem para informaturismo@secult.mg.gov.br e conte suas experiências em cantinho de Minas que você ama!

Como realizar passeios

Incríveis por Minas?

Conheça os receptivos turísticos que vão te levar para conhecer Minas Gerais. Busque Minas Recebe aqui no portal!

Siga Nossas Redes Sociais E

Compartilhe seus momentos em minas!

Busque pelo @VisiteMinasGerais e use #TurismoMG em suas fotos para ser nosso destaque!