Turismo em Minas Gerais | Tour Virtual: Diamantina

1.739
Foto por: Acervo Secult MG
Atualizado em: 14/09/2022

Já  imaginou se você pudesse se teletransportar?

Se em um piscar de olhos você  pudesse viajar e ir para o campo ou para a natureza? Se, de repente, em segundos, pudesse ir para seu destino favorito ou aquele que deseja tanto conhecer? 

Para aqueles que amam viajar, isso seria um sonho.  E há quem diga, que não estamos tão longe dele assim. Enquanto isso, nossa aliada tecnologia, vem com mais uma de suas “invenções”: o tour virtual.

Sem sair do sofá, já podemos sim visitar várias cidades mineiras. Basta um clique aqui.

Mas hoje, o nosso convite é para você viajar, juntinho com a gente, para Diamantina. Terra de quase três séculos de história, da inesquecível vesperata (depois dá uma olhada sobre esse evento aqui), de muita, mas muita cultura e natureza, também!

Bora viajar ?

Passadiço da Casa da Glória

Você pode até nunca ter ido a Diamantina, mas certamente já viu alguma foto da Casa da Glória, ou melhor, do seu Passadiço. Ícone da cidade, a vista do passadiço, com a cidade ao fundo,  encanta e vale muito a pena. Uma curiosidade é que o passadiço foi construído no século 19, quando ali funcionou uma escola bastante rígida para meninas. Ele era utilizado para permitir a passagem de internas de uma casa a outra, sem que elas encontrassem nenhum  rapaz.

Mercado dos tropeiros

O Mercado dos Tropeiros, ou Mercado Velho, abriga desde o século 19 uma feira super tradicional, que hoje acontece aos fins de semana. Lá você encontra feirantes de toda a região, com produtos frescos, quitandas, pratos típicos e artesanato. No sábado a noite tem até música ao vivo. O programa de comer pastelzinho frito na hora acompanhado de uma cerveja artesanal da região é o mais pedido entre os turistas. Quem dera a gente pudesse saborear tudo isso no tour virtual também.

Serra dos Cristais

Diamantina tem atração cultural que não acaba mais, diversos museus, igrejas e casarões centenários, mas pra quem não desgruda da natureza, uma boa pedida é começar contemplando a belíssima Serra dos Cristais. A perfeita integração da serra com paisagem colonial de Diamantina é considerada um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e vale demais uma parada para apreciá-la.

Vila de Biribiri

A cerca de 13 km do centro de Diamantina está a pequena Vila de Biribiri, no Parque Estadual do Biribiri. Embora hoje seja uma comunidade abandonada,  essa vila não dá medo em ninguém, pelo contrário, dá vontade é de ficar por ali curtindo a paisagem, a natureza e suas cachoeiras. Aos amantes da natureza, esse cantinho especial de Diamantina é pra vocês!

E aí, ficou curioso pra conhecer esses e outros atrativos de Diamantina?  Clique aqui para conhecer tudo isso e muito mais agora.

 

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?