Turismo em Minas Gerais | Tour Virtual: São João del Rei

1.033
Foto por: Rawpixel
Atualizado em: 14/09/2022

Por mais que se pesquise sobre um lugar, quando viajamos nem sempre temos uma ideia real do que nos espera. Cada atração, paisagem e a forma como vemos suas ruas antigas, casas coloniais e igrejas centenárias é única. Por isso, não basta ouvir falar, a graça está em ver, ouvir e sentir de perto, claro.

Por isso, pra tentar trazer de novo o friozinho na barriga de conhecer um destino, hoje vamos te levar para a incrível São João del Rei: você vai poder explorar o centro histórico dessa cidade, navegando em um tour virtual, claro.

Um pouco de São João del Rei

Hoje vamos percorrer alguns postais do centro histórico de São João del Rei, essa cidade centenária nascida durante o ciclo do ouro e que foi berço de importantes fatos e personagens históricos, um verdadeiro palco a céu a aberto.

O que te espera aqui é um show da arquitetura colonial, muitas obras de arte barrocas,  além do autêntico e famoso espetáculo do badalar dos sinos. Com sorte,  ainda pode assistir às incríveis encenações das Lendas São Joanenses (ainda não conhece essa atração? clique aqui e saiba mais).

Vamos conhecer alguns desses principais  atrativos?

Ponte da Cadeia

Essa charmosa ponte é um dos cartões postais dessa linda cidade.  Sim, uma ponte com arcos de pedras, refeita no século 19. A ponte sobre o córrego Lenheiro é um ponto de encontro na cidade e cenário para diversos eventos, como o famoso carnaval.

Igreja São Francisco de Assis

Sem dúvida a igreja mais visitada. Admirando de pertinho é compreensível o porquê. Além de muito imponente e cercada por um belo jardim de palmeiras imperiais, esta igreja é um  dos mais belos exemplares de arte barroca. Durante a visita, não faltam detalhes para admirar, como por exemplo, o lustre de cristal bacará, presente de D. Pedro II. Sua fachada é assinada pelo mestre Aleijadinho, aliás, o projeto original da igreja é todo dele.

Estação Ferroviária (Maria Fumaça - Museu Ferroviário)

Na Estação Ferroviária você encontra o Museu Ferroviário de São João del Rei. Além da Maria Fumaça em funcionamento que já é uma atração por si só, é possível fazer breve passeio até a cidade vizinha Tiradentes. O Museu expõe ainda 7 locomotivas, 1 vagão de luxo que foi utilizado por D. Pedro II e objetos antigos. Quer voltar no tempo? Dê um pulinho neste museu e conheça muitas curiosidades.

Quer conhecer mais? Acesse Minas 360 e visite esses e outros atrativos de São João del Rei.

Ah, e se ainda não fez o tour virtual por Diamantina e Ouro Preto, fica aqui o nosso convite.

Semana que vem nos vemos na capital BH!

 

 

 

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Ane Lopes

Autora do seu próprio destino.Vive intensamente os desafios e multiplicidade de papéis da mulher moderna.Compartilha suas experiências de mineira e turismóloga.

Comentários

O que eu procuro em Minas?