Turismo em Minas Gerais | Virgínia e o Carnaval de BH

206
Foto por:
Atualizado em: 11/02/2023

Virgínia e o Carnaval de BH

 

O Carnaval da Liberdade, o carnaval de Minas, é único e emocionante e por  isso buscamos saber com uma foliâ de carteirinha os sentimentos e experiências de participar dessa festa

 

Sou apaixonada pelo carnaval de Belo Horizonte. Mas nem sempre foi assim. Há uns 10 anos atrás, quando a cidade ainda ficava deserta, eu gostava. Gostava de uma Belo Horizonte vazia, e ao contrário dos amigos, não queria viajar de jeito nenhum. 

Até que um dia, ainda no início da movimentação carnavalesca, eu percebi uma energia diferente no bairro em que eu morava. Foi um bloquinho pequeno passando de dia, tocando umas marchinhas animadas na porta de casa, e alguns poucos amigos que também estavam por aqui, que me levaram pra rua. Desde então, tudo mudou. Fui um dia. Fui dois dias. E no ano seguinte, queria que a fantasia fosse eterna. Eu tentava entender a magia da folia, para além da festa, e vou te contar, quanto mais eu conheço o carnaval de Belo Horizonte, mais encantada eu fico. 

Foto: Resgistros da Virgínia curtindo demais o Carnaval!!!

 

Me lembro do primeiro dia que acordei por volta das 3:00 horas da madrugada para ir ao Então Brilha. O Bloco começa tradicionalmente as 5:00 da manhã, mas eu gosto de aprontar. Quando saí, estava escuro ainda, e pensei “não, não vai ter chegado ninguém a essa hora. Tá muito cedo”. Me emocionei. Tinha era um tanto de gente. Junto das pessoas, vi um carrinho pequeno, soltando uma fumacinha rosa, e nos microfones as palavras me representavam. Quando o bloco saiu, fui inundada por uma energia revigorante, que só quem vai, consegue sentir. Não tem como explicar. Cada música, cada abraço, cada encontro, é a certeza de que gente é feita mesmo pra brilhar. 

A cidade são as pessoas. É de todo mundo, pra todo mundo. São as pessoas, os encontros e a oportunidade do acaso provar sua eficiência, que integram a magia do carnaval. Os blocos, que vão para as ruas da cidade, ocupam praças, viadutos e grandes avenidas, celebram e também manifestam. Dá pra sentir a essência da nossa cultura mineira e belorizontina com o acolhimento e a receptividade, a cada passo. A experiência do carnaval nos permite um acesso único, não apenas a descoberta de novos caminhos entre as ruas, mas no que somos. São dias em que a gente consegue vivenciar a cidade de uma maneira muito particular e são dias em que a fantasia de cada um, vira realidade. Pelo menos por instantes. 

Foto: Carnaval de Belo Horizonte reunindo multidões com muita alegria.

 

No carnaval de Beagá, andando pela cidade, cantando junto das pessoas, bem de pertinho, foi que me dei conta de que muito provavelmente aquele vazio que eu sentia atribuindo a cidade, lá atrás, estava, era dentro de mim. Despois que vivi o carnaval de BH, nunca mais foi silêncio. Nunca mais deixei de brilhar. Eu virei carnaval o ano todo. Obrigada também por isso Cidade linda.

 

Quer saber mais sobre o carnaval? Fique por dentro do nosso Instagram @visiteminasgerais

 

Sobre o Autor

Virgínia Ciolete Sasdelli

Sou mineira, psicóloga, nascida e criada em Belo Horizonte. Desde 2014 compartilho um pouco do meu olhar e experiências de amor pela cidade no BH...

Comentários

O que eu procuro em Minas?