Conhecido por suas belas paisagens. Uma de suas atraçoes é o http://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/ class="notranslate">chiador/lago-de-furnas-1">Lago de Furnas, que  atrai diversos turistas interessados em aventuras, assim como os pontos das trilhas do Cruzeiro, da Torre, do Alpes e a Travessia Rio-Minas, saindo de Anta – RJ.

A cidade ainda possui diversas outras belezas como as pinturas rupestres do Sítio Arqueológico, os casarões de arquiteturas históricas, a http://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/ class="notranslate">chiador/estacao-de-penha-longa">Estação Ferroviária Penha Longa e as http://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/ class="notranslate">chiador/estacao-de-chiador">ruínas da antiga estação, a primeira do estado de Minas Gerais. 

A fundação da cidade data de 1842, quando o português Antônio Joaquim da Costa instalou-se nas terras em que hoje é Chiador. Diz a tradição que sua morada era no local onde hoje existe a Fazenda da Serra da Arribada. Em seguida, com a construção da capela de Santo Antônio –que hoje é a Igreja Matriz da cidade –, formou-se a vila, então denominada Santo Antônio dos Crioulos, devido à liberdade dos escravos, que se instalaram ao redor da capela e, posteriormente, transformado em Santo Antônio do Chiador.

Acredita-se que o nome Chiador tenha surgido em razão de existir, nas imediações da atual estação da estrada de ferro, uma corredeira de água, e que provoca um chiado contínuo.

Ver mais

O que eu procuro em Minas?