Couto de Magalhães de Minas

Couto de Magalhães

    Couto de Magalhães era passagem dos tropeiros, que iam em direção a Diamantina e toda a região mineradora. O conjunto de serras que formam o maciço do Espinhaço servia como guia para as famosas “pedras brancas”, os diamantes. As chapadas, modeladas pelo trabalho dos rios durante milhares de anos, e diversas cachoeiras fazem parte da gama de atrativos naturais que o município oferece.

    As primeiras edificações, hoje tombadas pelo Patrimônio Estadual, foram a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, cuja pintura do forro da capela-mor é a Virgem da Conceição, querubins e guirlandas, e a Capela do Bom Jesus de Matozinhos, com retábulos pintados e esculpidos ao estilo rococó. Sua paisagem urbana principal conserva elementos remanescentes da época de sua criação. A associação “Arte Couto” é a principal plataforma dos talentos da terra: colchas de retalhos, bonecas de palha, artesanato em madeira, peças de couro, tecelagem, oratórios, cestas de bambu, tecido de flores, arranjos, tricô, crochê e quadros que retratam a paisagem e o cotidiano local.

 

Dicas de Viagem: Aproveitar as tradicionais comemorações religiosas como a centenária Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada na segunda semana de setembro. São cinco dias de festividades, com apresentações de grupos de congado e da dança folclórica marujada.

Principais atrações

Onde ficar

Bar e Hotel Alvorada


Couto de Magalhães de Minas

Bar e Hotel Alvorada
Couto de Magalhães de Minas

Praça Matozinhos, 32

Tel: (38) 3533-1455 / (31) 99714-1371

miltcharles@yahoo.com.br

Onde comer

Encontre um Serviço

Onde se divertir

Mangueirão


Couto de Magalhães de Minas

Mangueirão
Couto de Magalhães de Minas

Rua Sebastião Gonçalves de Freitas, s/nº

Tel: (38) 99921-5140

esporte@coutodemagalhaesdeminas.mg.gov.br

Pontos de interesse nas proximidades