Pequena e acolhedora, Desterro do Melo está localizada no Campo das Vertentes, início da Serra da Mantiqueira, a 196 km da capital Belo Horizonte.
Nas suas terras nasce o Rio Xopotó, afluente da margem direita do Rio Piranga, principal formador do Rio Doce. Possui clima tropical de altitude, que chega a baixas temperaturas no inverno. A tranquilidade de suas ruas, a receptividade de seu povo, juntamente com as iguarias da farta e deliciosa culinária mineira, com destaque para as famosas e irresistíveis pastelarias da cidade, convivem em harmonia com o meio ambiente exuberante e bem preservado. 


   O Parque do Xopotó, na entrada da cidade, é uma opção de lazer e entretenimento para a população e turistas de toda região. Cercado de natureza exuberante e bem preservada possui quadra de esportes, parquinho, quiosque com bar/lanchonete, banheiros, represa e piscina infantil, que são garantias de divertimento nos dias quentes. Não há taxa de visitação e o horário é livre. A via verde, local para trilhas e turismo de aventura praticamente inexplorado, de natureza abundante e habitada por várias espécies da fauna e flora da região, possui belíssimas paisagens e ampla visão do município. Não deixe de visitar também a Matriz de Nossa Senhora, patrimônio histórico cultural do município e local de muitas festividades.

Ver mais