Esmeraldas teve seu início no século XVII com a chegada da bandeira de Fernão Dias Paes Leme que desbravava Minas Gerais em busca de pedras preciosas. Os irmãos Coelho que faziam parte do grupo descobriram que a região era propícia para a agricultura e decidiram se instalar no local. O município faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os atrativos do destino são a trilha Caminho de Santa Quitéria, que liga Esmeraldas a Betim; a Matriz de Santa Quitéria, em estilo modernista; o Casarão da Vereda, a Capela Santana Andiroba, a Praça Sadi Alves Vieira e o Casarão da Fazenda Santo Antônio que foi residência do Barão Visconde de Caeté, o primeiro presidente da província de Minas Gerais e foi tombado pelo Patrimônio Histórico.

 

    O município tem o Pão de queijo assado na folha de bananeira e no bordado, suas maiores vitrines turísticas. Além desses, a cidade abarca outras vertentes como o turismo religioso, o turismo de vivência, o turismo rural e para o turismo de aventura. Aniversário da cidade: 16 de setembro Padroeira: Santa Quitéria Quem é natural de Esmeraldas é Esmeraldense.

 

Dicas de Viagem: O Cristo Redentor é um monumento do destino e proporciona ao visitante uma vista panorâmica do centro de Esmeraldas.

Ver mais