Itapecerica

Itapecerica

Tatiana Palhares de Souza

Nascida no final do século XVII e situada no coração do Vale do Itapecerica no Centro-Oeste de Minas, Itapecerica foi o décimo município criado na Capitania de Minas Gerais, hoje estado de Minas Gerais.

Seus principais monumentos histórico-culturais são seu centro urbano, onde ainda permanece o casario de estilo colonial, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de São Francisco e a Matriz de São Bento, obra mais imponente da cidade e local do palco principal do Festival de Inverno, formidável evento artístico da região que ocorre anualmente na última semana de julho.

Outro ponto de destaque está há dois quilômetros do centro urbano do município, é o casarão colonial bicentenário da Fazenda Palestina, que foi recentemente restaurado e adaptado para o turismo rural. O município abriga, entre as belas montanhas, uma aldeia Muã Mimatxi, da etnia Pataxós, centenas de referências históricas e artísticas que rotularam o município como “Berço Cultural do Centro Oeste Mineiro”. Itapecerica promove o tradicional Festival de Gastronomia Rural, que reúne uma série de ações, que inclui degustação de pratos típicos mineiros, além de workshops de culinária e shows de artistas regionais. O município detém saberes e fazeres milenares, como luthiers de corda e de acordeons, cuteleiros, marceneiros e mestres cervejeiros.

 

Tel.: (37) 3341-8500

Principais atrações

O que está acontecendo aqui

Onde ficar

Onde comer

Encontre um Serviço

Onde se divertir

Pontos de interesse nas proximidades