Muriaé é um município da Zona da Mata Mineira, localizado na região da Serra do Brigadeiro.  Além da sede, com mais de sessenta bairros, o município possui extensa área rural, composta pelos distritos: Belisário, Boa Família, Bom Jesus da Cachoeira, Itamuri, Macuco, Pirapanema e Vermelho, e também diversas comunidades rurais. Os bens tombados e inventariados pelo Patrimônio Cultural do município no Centro da cidade, possibilitam aos visitantes um passeio a pé sob a ótica de uma viagem à história local, dando a ideia de um museu a céu aberto.

As áreas de proteção ambiental, cachoeiras, parques naturais e fazendas históricas existentes também merecem destaque, oferecendo ao turista uma ampla opção roteiros nas áreas do turismo ecológico, de aventura e rural. O município tem sua atividade econômica voltada, principalmente, para a indústria de confecções e a produção agropecuária, especialmente leiteira. Muriaé dispõe de diversas instituições de ensino superior, amplo serviço de saúde, ônibus urbanos e interurbanos, além de um aeroporto que atende a aeronaves de pequeno porte.

O município tem localização privilegiada, situando-se no entroncamento entre a rodovia BR-116, que faz conexão entre os estados do Rio e Janeiro e da Bahia, e a BR-356, que conecta o Estado do Rio de Janeiro aos municípios mineiros, duas das rodovias mais movimentadas do país. 

Ver mais