Foto: Manuel Messias

 

Localizada a margem direita do Rio Gorutuba, essa região era habitada por pequenos produtores rurais. O grande impulso para o aumento da população surgiu a partir da Construção da Barragem do Bico da Pedra, inaugurada em março de 1979, o que ofereceu condições para a implantação do Projeto de Irrigação do Gorutuba que é considerado o segundo maior de Minas Gerais, ocupando uma área de quase cinco mil hectares de terras férteis, topografia e condições climáticas favoráveis a diversas atividades agropecuárias, principalmente para o desenvolvimento da fruticultura, que desempenha um papel de suma importância na economia e no desenvolvimento do município e da região.

No turismo o município se destaca com a serra dos macacos, também conhecida como a serra das antenas, que se sobressai pela beleza exuberante no decorrer de suas trilhas ecológicas e o seu potencial para realização de esportes radicais. Inclui-se ainda a barragem do bico da pedra e o querido e estimado Rio Gorutuba, que foi o grande protagonista para o início da história de Nova Porteirinha.

O município sobressai-se pelo seu potencial fruticultor, com predominância da bananicultura, representando mais de 50% da produção. Além de produzir outras frutas como: limão, maracujá, manga, uva, goiaba, pinha, umbu, cajá, mamão, caju e muitas outras, além dos grãos, como feijão, sorgo, milho e ainda o plantio comercial de árvores destacando-se o mogno.

Destaca-se ainda pela riqueza de suas festas e movimentos culturais e religiosos como a festa do cavalo, o porteira sertaneja e feira da agricultura familiar, a folia de reis, a catira, a dança do pote e da panela, a festa da padroeira Nossa Senhoras das Graças, de São José, São João, a cavalgada de Nossa Senhora Aparecida e outras festas devocionais, assim como pela produção de produtos artesanais, destacando-se a cerâmica Maria Buçu, patrimônio Histórico cultural do município.

Com população estimada em 7.552 habitantes e emancipada há apenas ha 23 anos, o município já carrega em sua formação o seu grande potencial produtor, as suas belezas naturais e a sua cultura influenciada por um povo simples e hospitaleiro originários de várias regiões do Brasil.

Ver mais