Foto: Vanessa Cristiana de Araújo

 

Em 1830, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, sertanistas, homens que se embrenhavam nos sertões em busca de riquezas, chegariam ao município de Pirajuba. Eles foram atraídos pela qualidade das pastagens, perfeitas para a criação de gado. Assim, a pecuária se desenvolveu nesta região e hoje é uma das principais atividades econômicas de Pirajuba, juntamente com a agricultura, principalmente o plantio de cana-de-açúcar.

O marco histórico do Município surgiu pouco tempo depois da chegada dos sertanistas, quando as irmãs Bárbara e Esídia Rodrigues doaram terras para que fosse erguida a primeira capela, a de Nossa Senhora da Abadia. E foi em torno deste local que cresceu o povoado de Buritis, mais tarde denominado Dourados.

Em 1938, o povoado foi elevado a distrito e, em 1943, passaria a se chamar Pirajuba, sendo integrado então à Conceição das Alagoas. A emancipação do Município data de 12 de dezembro de 1954.


Definição: "Pirajuba" é um termo de origem tupi que significa "peixe amarelo", através da junção dos termos pirá ("peixe") e îub ("amarelo").

A cidade de Pirajuba está localizada no Triângulo Mineiro e possui uma área de 332,8 Km.

Ver mais