A Serra do Salitre surgiu no século XVIII, em torno de um abrigo que servia de pouso para viajantes que vinham de São Paulo e do Sul. O límpido ribeiro que existia no local deu ao povoado o nome de Água Limpa. O lugar foi crescendo e os fazendeiros João Moreira de Castilho e Manuel Gonçalves Costa decidiram doar terras para a criação de um povoado com o nome de Serra do Salitre. 

    A economia da cidade é mantida pela produção de de café, batata, soja, milho e feijão, não podendo deixa de citar o queijo minas artesanal.  A região destaca-se por suas belas paisagens contendo trilhas com destinos a diversas cachoeiras e áreas preservadas, sendo também um ponto de referência em seu circuito turístico. Dentre as cachoeiras podemos citar: cachoeiras as da Mata e das Andorinhas que são próprias para banho. alem disso a Serra do Salitre possui diversas serras para trilhas como os Picos dos Alemães e da Laranja Azeda.

 

Dicas de Viagem: As Festas Religiosas e Regional do Café são eventos de destaque do destino, que possuem shows, desfiles, bailes, grupos de congada, eleição da rainha do café, festival de pratos típicos e outras atividades. As Cavalgadas são realizadas nos meses de maio, junho, julho e setembro. O passeio passa por diferentes trilhas localizadas nas fazendas da região.

Ver mais