Simão Pereira

Simão Pereira

    Situado na microrregião de Juiz de Fora, o município nasceu em consequência da abertura do “Caminho Novo”, por volta de 1698, pelo desbravador Garcia Rodrigues Paes. O primeiro donatário e colonizador das terras municipais foi Simão Pereira de Sá, fundador do arraial que recebeu seu nome: Simão Pereira. Como o território ficava próximo ao Rio de Janeiro e livre do pagamento, por se achar afastado do “Caminho Novo” e posto da arrecadação (atual cidade de Matias Barbosa), tornou-se rápido crescimento do núcleo.

    Em 1718, criava-se a freguesia de Nossa Senhora da Glória, com sede na fazenda de Simão Pereira de Sá. Supõe-se que, por volta de 1850, o arraial entrou em decadência pois a sede da paróquia foi mudada para Juíz de Fora. Foi restaurada em 1852, mas perdeu esta condição, definitivamente, em 1858, quando foi transferida para o povoado de Rancharia com a denominação de São Pedro de Alcântara. 
Cresceu o novo núcleo para o qual se transferiam todos os moradores da região determinando, inclusive, o esvaziamento do primitivo povoado. Conclue-se que a atual cidade não se localiza na antiga fazenda do fundador. Em 1943, o nome da localidade foi mudado para Simão Pereira. O topônimo é uma homenagem ao primeiro colonizador do município, Simão Pereira.

Tel.: (32) 3272-0500

Principais atrações

Onde ficar

Onde comer

Encontre um Serviço

Minas Recebe

Minas Recebe!
Um programa de fortalecimento do turismo receptivo do Estado de Minas Gerais.

Extreme Viagens


Juiz de Fora

Extreme Viagens
Juiz de Fora

barao do rio branco, 2370

Tel: 32 32132410

extremeviagens@gmail.com

Onde se divertir

Pontos de interesse nas proximidades