Foto: Embratur Xará

A cultura é vida em Belo Horizonte. A cidade é palco dos mais diversos festivais artísticos e oferece uma vasta agenda cultural, que abriga desde eventos de rua até grandes shows, óperas e concertos musicais. O Circuito Cultural Praça da Liberdade é considerado um dos maiores complexos de cultura de Belo Horizonte. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos mais importantes pontos turísticos de Belo Horizonte, foi desenhado por Oscar Niemeyer, a pedido do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. O conjunto da Pampulha recebeu junto à Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. E depois de curtir um dia agradável e um mergulho na cultural da cidade, vale apreciar o por do sol na Praça do Papa ou no Mirante das Mangabeiras, pontos mais altos da capital, e descobrir porque a cidade oferece um Belo Horizonte.

FOLIA BELO HORIZONTINA

O Carnaval de BH transformou-se na maior festa popular da cidade e vem ganhando reputação que já alcança todo o Brasil. Nas suas últimas edições, milhões de pessoas foram às ruas, nas diversas manifestações, bailes, desfiles de Escolas de Samba, Blocos Caricatos e Blocos de Rua, em surpreendente e cativante envolvimento da população da cidade e dos turistas. Conheça o Carnaval mais surpreendente de Minas Gerais através dos pacotes turísticos especialmente elaborados para o período. A programação oficial do Carnaval de BH é disponibilizada à época do evento no site www.belohorizonte.mg.gov.br

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Pela manhã, visita aos principais atrativos turísticos da região da Pampulha com as modernas obras projetadas por Niemeyer: Museu de Arte da Pampulha; Casa do Baile; Igreja de São Francisco de Assis; Casa JK; Mineirão e Lagoa da Pampulha. Logo após, a sugestão é saborear as delicias dos produtos mineiros no Mercado Central, local ideal para conhecer e adquirir produtos típicos mineiros.
Após o almoço, conheça alguns dos espaços que compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade: Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Palácio da Liberdade e Casa Fiat de Cultura, entre outros. No final da tarde, visite a Praça do Papa, local onde o Papa João Paulo II rezou uma missa quando esteve em Belo Horizonte em 1980. Para fechar o dia com chave de ouro, a dia é curtir o por do sol no Mirante das Mangabeiras e passar pela Rua do Amendoim, conhecida por uma ilusão de ótica. No local, quando os motoristas desligam seus automóveis, tem-se a sensação de que os veículos sobem suavemente a ladeira, ao invés de descê-la.

Atrações para você visitar