Foto: Roneijober Andrade

Nascido em Itabira Carlos Drummond foi importante escritor do movimento modernista mineiro, a individualidade do autor e poeta é alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor. Em Itabira é possível vivenciar a obra de Drummond e locais que fizeram parte da vida do poeta.

Quem opera:

Em Itabira: ■ Casarão Turismo (31) 8865-2122 contato@casaraoturismo.com.br www.casaraoturismo.com.br

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Belo Horizonte / Itabira
O turista que estiver ávido por boa literatura pode se aventurar pelo centro-norte de Minas Gerais e se deslocar até Itabira, cidade natal de Carlos Drummond de Andrade. O caminho drummondiano, que pode incluir um passeio pelo esplêndido Parque Nacional da Serra do Cipó, é composto por 44 pontos espalhados por Itabira que explicam a obra e a vida do maior poeta da Literatura Brasileira Os pontos de maior atenção são: a casa onde Drummond morou, o Memorial projetado pelo arquiteto e amigo Oscar Niemeyer e o Centro Cultural Fazenda do Pontal, onde o poeta viveu parte de sua infância.

Dia 2

Itabira
Após uma viagem pela obra do poeta, o segundo dia pode ser reservado para conhecer o centro histórico de Itabira, formado por lindos casarões e sobrados do século XVIII e XIX, cujo diferencial em relação aos de outras cidades é que suas formas construtivas são sobre embasamentos de pedras e baldrames com vedação em pau-a-pique e adobe.
Visita ao Conjunto Arquitetônico do Paredão; à rua Tiradentes; à Praça do Centenário, com seus belos casarões; ao Museu de Itabira, que relembra a história da mineração no município; ao Museu de Arte Sacra, na Igreja da Saúde e, principalmente, à Igreja do Rosário, maior expressão artística e histórica de Itabira.

Atrações para você visitar