Foto: Marcus Vinicius

As Minas Gerais descritas por João Guimarães Rosa ainda estão muito presentes e podem ser apreciadas pelo Cerrado e Sertão do estado. Nascido em Cordisburgo, o escritor modernista fez da sua literatura um meio de mostrar a realidade da vida no norte de Minas Gerais. Sua obra maior, Grande Sertão: Veredas, trata da vida do jagunço Riobaldo que, durante suas andanças pelo interior brasileiro, discute os temas mais íntimos da natureza humana. Partindo da cidade natal do Imortal, Cordisburgo, o turista pode desbravar a vida e a obra Roseana enquanto descobre, também, as belezas mais autênticas de Minas Gerais.

Quem opera:

Em Belo Horizonte: ■Beaga4You Turismo Receptivo (31) 3264-6022/ 9237-3704 info@beaga4you.com.br www.beaga4you.com.br

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Belo Horizonte / Cordisburgo
Saída com destino a Cordisburgo. O primeiro dia deve ser dedicado a estudar e descobrir a vida do grande escritor mineiro. Nascido em Cordisburgo em 1908, sua casa hoje abriga o Museu Casa Guimarães Rosa que, pelos seus cômodos, conta a infância e a adolescência do autor e também o modo como ele se inspirou e criou suas sublimes histórias. O Museu ainda conta com uma trupe de Miguilins: pequenos cordisburguenses que declamam partes da obra Roseana de cor, atiçando a vontade do visitante em conhecer pessoalmente os lugares por onde Riobaldo e seus companheiros passaram.

Dia 2

Cordisburgo
Caminhada Ecoliterária. O dia deve ser reservado para uma caminhada pelas paisagens que fizeram com que Guimarães Rosa se aventurasse a escrever seus livros e, por conta deles, acabou se tornando o terceiro acadêmico da cadeira número 2 da Academia Brasileira de Letras. Com início no Portal Grande Sertão, a caminha leva o visitante a conhecer pessoalmente os lugares citados nas obras Roseanas e tem a distância adequada ao preparo físico dos caminhantes. Geralmente, os percursos têm um pouco mais de 4 km pelo Sertão mineiro. Ao longo do caminho, os condutores – todos ex-participantes do grupo Miguilim – contam histórias e cantam canções relativas à vida e ao trabalho de Guimarães Rosa.
Opção: Este roteiro pode ser potencializado se feito durante o mês de julho. Realizado geralmente durante a segunda quinzena do mês, a Semana Roseana celebra a vida e a obra do escritor que levou o Sertão à Literatura Mundial. São 7 dias de encontros, caminhadas, declamações e festa com João Guimarães Rosa como principal mote. O evento já conta com mais de 40 edições e é imperdível para os amantes da boa literatura e da mineiridade sertaneja.

Atrações para você visitar

O que você vai ver.