Foto: Thalita Brito

A região de Ibitipoca possui lugares raros. Ali está localizado um dos parques estaduais mais bonitos de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca com grutas feitas de quartzito, um mineral pouco encontrado no mundo – é justamente essa característica peculiar que dá a elas uma aparência única. Além disso, esse belo pedaço da Serra da Mantiqueira tem trilhas, cachoeiras, vilas, fazendas, reservas particulares, picos e riachos coloridos que impressionam pela beleza. Caminhar na região e conhecer as vilas de perto, a flora e a fauna variada desse pedaço inesquecível de Minas, é um dos programas preferidos de quem passa alguns dias por aqui.

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Vila de Ibitipoca/Parque Estadual do Ibitipoca
Visita ao Parque Estadual do Ibitipoca, com destino às diversas cachoeiras para banho, sendo o parque conhecido por sua água avermelhada: cachoeira dos Macacos, do Tibum, Janela do Céu são algumas delas. No caminho, muitas grutas e o Pico da Lombada. Após os banhos de cachoeira, retorno à vila.

Dia 2

Vila de Ibitipoca/ Vilas da região
Saída de jeep para conhecer algumas as vilas das regiões, como as vilas do Souza do Rio Grande, de São Domingos da Bocaina e de Rancharia. Conhecer e estar com seu povo, suas histórias, suas tradições, parando para almoço mineiro.

Dia 3

Vila de Ibitipoca/ Serra de Lima Duarte
Saída para caminhada de 12 km pela Serra de Lima Duarte, seguindo pela trilha da Calçada de Pedra, passando pelo paredão e chegando ao topo da serra. O percurso passa por diversas cachoeiras com quedas de até 55m e mirantes naturais.

Dia 4

Vila de Ibitipoca/ Vila do Souza do Rio Grande
Este dia está reservado para várias atividades, começando com passeio de jeep pelos povoados tradicionais da região. Depois uma leve caminhada pelas formações rochosas da Fazenda do Cedro com parada para banho de cachoeira. Haverá também passeio de bote com flutuação, culminando com almoço tipicamente mineiro.

Atrações para você visitar