Foto: Eduardo Eckenfels

A cidade de Brumadinho é conhecida por sua diversidade cultural, gastronômica, por suas belezas naturais e pela produção da cachaça. Lá, está localizado o Inhotim, que possui um acervo de excelência internacional de arte contemporânea. É um lugar que impressiona pelas experiências que proporciona e surpreende pela beleza inspiradora. O acervo abriga mais de 500 obras, oferecendo condições de espaço único ao artista para realizar suas obras. O parque ambiental de 110 hectares de área, que vem se transformando num jardim botânico, conta com diversas coleções botânicas, além de pesquisas e projetos ambientais. Para conhecer o museu, atualmente são necessários, no mínimo, 2 dias de visitação. Esse roteiro é ideal também para você conhecer o processo de fabricação da cachaça e descobrir os sabores através dos cinco sentidos.

Quem opera

Em Brumadinho:
■Brumatur Viagens e Turismo
(31) 3571-3451/ 9600-6416
receptivo@brumatur.com.br
www.brumatur.com.br/receptivo

■ HT HappyTravel
(31) 4117-0333/ 9949-7969
info@hthappytravel.com
www.htturismo.wordpress.com

Em Belo Horizonte:
■ Beaga 4 You Turismo Receptivo
(31) 3264-6022/ 9237-3704
info@beaga4you.com.br
www.beaga4you.com.br

■ D’Minas Turismo
(31) 3324-7486 / 8675-0570
dminas@dminasturismo.com.br
www.dminasturismo.com.br

■ Guimarães Tour Turismo & Receptivo
(31) 3421-4460/ 9953-5255
faleconosco@guimaraestour.com.br
www.guimaraestour.com.br

■ Master Receptivo
(31) 3330-3655
reserva@masterreceptivo.com.br
www.masterreceptivo.com.br


■ Primotur Receptivo
(31) 3213-9839
primotur@primotur.com.br
www.primotur.com.br


Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Inhotim
Nessa visita, os turistas transitam pelo Instituto Inhotim, por seus jardins e conhecem a coleção botânica, além de apreciar os lagos ornamentais, as aves aquáticas e outros elementos que compõem esse espaço. Os jardins são singulares, com uma beleza rara e um paisagismo que explora todas as possibilidades estéticas da coleção botânica.

Dia 2

Inhotim
Nesse dia, a visita pelo Instituto Inhotim acontecerá por seu complexo musicológico, com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas ao ar livre. São mais de 500 obras de artistas nacionais e internacionais expostas nas galerias. As galerias apresentam diversidade de temas e técnicas nas obras de arte em exposição.

Dia 3

Brumadinho / Piedade do Paraopeba / Casa Branca
Saída para conhecer Piedade do Paraopeba, no sopé da Serra da Moeda, um dos povoados mais antigos de Minas Gerais cuja Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade do Paraopeba é datada de 1723. Depois da viagem ao tempo, partida para fazendas centenárias para conhecer o processo de produção da cachaça artesanal. Almoço tardio em que o cardápio é cheio de iguarias mineiras feitas com cachaça.

Dia 4

Brumadinho
Dia dedicado à cultura e gastronomia locais. Visita afábrica de doces artesanais e queijaria, partindo para as ruínas da Casa de Fundição e as histórias da Serra da Moeda e da antiga Serra dos Maias, com almoço em restaurante tipicamente mineiro. Uma opção é conhecer as fábricas de Cervejas Artesanais localizadas na Serra do Rola Moça, que além de degustar você também poderá conhecer o processo de fabricação.
Opção: pela proximidade com Belo Horizonte, este roteiro pode agregar atrativos turísticos da capital mineira. Vide roteiro “Belo Horizonte e seus territórios”.

Atrações para você visitar