Foto: Sérgio Mourão

Um roteiro para vivenciar o cotidiano da extração e o comércio de pedras preciosas. Apreciar o brilho e a beleza dos minerais produzidos nessa área, conhecida como a maior região gemológica do planeta. Um lugar tão fascinante que atrai e encanta turistas do mundo inteiro.

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Caraí / Padre Paraíso
Saída para conhecer o garimpo do munícipio de Caraí (Ponto Marambaia) e Padre Paraíso. A visita inicia com o contato do habitat natural do homem e sua luta diária na busca da gema. À tarde, experimentar a gastronomia local composta pela tradicional carne de sol e a boa cachaça mineira.

Dia 2

Teófilo Otoni
A visita começa em uma legítima casa de lapidação da gema para aprender sobre o processo de trabalho com os minerais e confecção de joias, bijuteria e artesanato mineral. Em seguida, visita às lojas de souvenir, onde é possível levar um pouco da história do garimpo para casa.
Vale citar que em Teofilo Otoni temos um importante centro de convenções, exposições e feiras do país, o Expominas ,que é um espaço multiuso, especialmente desenvolvido para receber eventos nacionais e internacionais.
O Expominas de Teófilo Otoni conta ainda com um museu temático de pedras preciosas, área administrativa com três andares, camarins, áreas de serviço para carga e descarga de equipamentos, cantina, galerias para filmagens e gravações de eventos, estacionamento com capacidade para 1.000 veículos.

Atrações para você visitar