Turismo em Minas Gerais | Rota das Doceiras

Turismo Inteligente

rua salgado filho, 51 - Centro
(31) 3660-4544 (31) 99128-4907

Descrição

A Rota das Doceiras da Lapinha é uma das atrações que compõe o cenário turístico da cidade de Lagoa Santa – MG. O projeto é uma iniciativa das produtoras de doces do bairro Lapinha, e apoiado pela Secretaria Municipal de Bem Estar Social – Diretoria de Turismo e Cultura, além de ser fortemente abraçado pela sociedade lagoassantense. A produção dos doces é inventariada e registrada como patrimônio imaterial da cidade.
O ofício da produção de doces e quitandas da região da Lapinha em Lagoa Santa é uma tradição centenária que exalta a identidade e cultura regional, sendo um dos ícones de maior destaque no cenário cultural e turístico do município. Essa tradição envolve a transmissão dos saberes tradicionais entre as diversas gerações ao longo do tempo, tendo as mulheres da região, como principal fonte de propagação e perpetuação dessa memória.

A Rota das Doceiras se constitui na organização de um roteiro turístico, com o mapeamento dos domicílios de diversos produtores locais. Nesse roteiro é possível visitar os produtores locais, acompanhar e conhecer um pouco mais a respeito da produção de doces, quitandas e artesanatos da região da Lapinha. Além disso a Rota se propõe a desenvolver feiras e eventos culturais para impulsionar a divulgação e comercialização de seus produtos.

Saída: Semanal

1 a 45 pessoas

Acessibilidade

mobilidade reduzida gestante idosos obsesos etc

Serviços disponibilizados

Traslado de Belo Horizonte para Lagoa Santa rumo a Lapinha. Almoço incluído no Restaurante Quintal da lapinha Café da tarde no Cafofo Café com Arte

Duração: 1 dia

  • Dia 1

    Início - traslado de Belo Horizonte para Lagoa Santa rumo a Lapinha. 09h00 - Roteiro Rotas das Doceiras (Para compras de Produtos artesanais e doces caseiros) iniciaremos a primeira visita na Lojinha da Dona Roxa o turista é recebido pela simpatia mineira somado a um delicioso cafezinho passado na hora e com as degustações de doces e quitandas. Seguiremos pela estrada da Lapinha sentido a casa da Dona Lora lá o turista tem a oportunidade de provar doces como o de pequi, laranja em calda, limão em calda e o carro chefe é doce de pau de mamão. Gostosura como ele só!!! Próxima parada as Irmãs Argentinas nos seus 70 e 80 anos de idade contam seus casos e fazem uma goiabada que é uma delícia. 12h30 – Almoço incluído no Restaurante Quintal da lapinha ambiente agradável, musica boa e a comida é o melhor que há. 14h30 – Café da tarde no Cafofo Café com Arte Casa centenária de com varias novidades em venda de artesanatos, além dos doces, suspiros e biscoitos. 16h30 – retorno a Belo Horizonte

Por onde você vai passar

Atrações que você vai visitar