Foto: Sérgio Mourão

A história desse fruto precioso remete aos fatos passados do desenvolvimento do Brasil. Do norte do país desceu para o nordeste, expandiu-se pela Serra do Mar e chegou a Minas Gerais, no inicio do século XIX. O clima e as terras férteis do estado favoreceram um salto na produção do grão. Atualmente, Minas Gerais produz 50% do café brasileiro e é principal produto de exportação do estado. Por seu sabor e aroma, hoje, o café é mania mundial e tomar um cafezinho faz parte do cotidiano de milhares de pessoas. Os roteiros abaixo são um convite para você conhecer esse delicioso produto que é cultivado e fabricado em um estado hospitaleiro e que tem sua história escrita com tinta do café.

NA REGIÃO DAS ÁGUAS As elevadas altitudes contribuem para a produção diferenciada que vem gerando uma safra de cafés premiados internacionalmente, e criando a ultura gourmet desta bebida tradicional e requintada em sabores e estilos de servir.

Quem opera:

Em São Lourenço: ■ Araucária Ecoturismo (35) 9141-0693/ 8828-4656 araucariaecoturismo@hotmail.com www.araucariaecoturismo.com.br

■ Em Carmo de Minas Rota do Café Especial (35) 3334-1661/ 8417-5735 contato@rotadocafeespecial.com.br www.rotadocafeespecial.com.br

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

São Lourenço/Carmo de Minas
O roteiro tem como atrativos uma leve caminhada às lavouras de café, com paradas em mirantes de altitude e explicações sobre a cadeia produtiva do café especial, desde o pé à xícara. Degustação de diferentes cafés, além de visita ao Museu do Café onde se guardam peças e artefatos de relevância histórica à sua na produção.

Dia 2

São Lourenço
Visita à Unique Store, uma cafeteria requintada e concebida para apresentar aos clientes locais, turistas, conhecedores e experts em café os diversos métodos de preparo da bebida, além de oferecer um cardápio com as delicias do interior de Minas associadas à alta gastronomia local.

Atrações para você visitar