Foto: Sérgio Mourão

A história desse fruto precioso remete aos fatos passados do desenvolvimento do Brasil. Do norte do país desceu para o nordeste, expandiu-se pela Serra do Mar e chegou a Minas Gerais, no inicio do século XIX. O clima e as terras férteis do estado favoreceram um salto na produção do grão. Atualmente, Minas Gerais produz 50% do café brasileiro e é principal produto de exportação do estado. Por seu sabor e aroma, hoje, o café é mania mundial e tomar um cafezinho faz parte do cotidiano de milhares de pessoas. Os roteiros abaixo são um convite para você conhecer esse delicioso produto que é cultivado e fabricado em um estado hospitaleiro e que tem sua história escrita com tinta do café.

Nas Serras de Minas

Possibilidade de vivenciar a produção de duas bebidas tipicamente brasileiras: o café e a cachaça. Esse roteiro é uma ótima oportunidade para conhecer propriedades rurais em Araponga e Guaraciaba.

Quem opera:

■ O Mapa do Mundo Turismo (31) 3891-898/ 3891-6297 atendimento1@omapadomundo.com.br www.omapadomundo.com.br

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Viçosa/Araponga
Visita à produção familiar de café orgânico produzido a mais de 1572 metros de altitude, característica que influencia o aroma da bebida. O resultado desse conjunto são as premiações em vários concursos internacionais. Na visita, o turista conhecerá o manejo do solo, a seleção do café, o torrador e a secagem do grão ao final temos uma degustação.

Dia 2

Araponga/ Guaraciaba
Visita à produção artesanal da cachaça, que está entre as cinco melhores cachaças do Brasil. No passeio você conhecerá a colheita da cana e a fermentação natural da cachaça, e ao final degustar essa deliciosa bebida.

Atrações para você visitar