Foto: John Brandão

O Santuário da Serra da Piedade é composto pela Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Estado de Minas Gerais, uma Igreja, o Cruzeiro, a Casa dos Romeiros e um restaurante, onde se tem uma vista de 360º com 1700 m de altitude. Até o cume, o visitante passa por 15 painéis de azulejos que retratam cenas da via sacra. O Parque Natural da Serra do Caraça possui uma fantástica Igreja Neogótica que se localiza em meio a uma das mais fascinantes paisagens de Minas. São riachos, lagos, cachoeiras, montanhas, além da peculiar fauna e flora que possibilitam a observação de espécies como os quatis, saguis, antas e os famosos lobos-guará. Neste incrível roteiro, você terá a oportunidade de fotografar todas essas maravilhas.

Por onde você vai passar

Como dividir sua viagem

Dia 1

Belo Horizonte/ Caeté/ Vila Colonial de Cocais
Saída com destino à cidade de Caeté, para visita ao Santuário da Serra da Piedade, e na sequência saída para a Vila Colonial de Cocais, distrito de Barão de Cocais, local bucólico com casarões antigos e muita prosa. Pernoite na vila.

Dia 2

Vila Colonial de Cocais/ Parque Natural da Serra do Caraça
Após delicioso café da manhã com quitandas locais, saída para conhecer as pinturas rupestres no Sítio Arqueológico da Pedra Pintada e visita às Igrejas do Rosário e Sant’Anna. Após almoço, saída para o Parque Natural da Serra do Caraça e pernoite.

Dia 3

Parque Natural da Serra do Caraça
Após café da manhã, em que o próprio visitante faz seu café, saída para caminhada pelo Parque, passando por belas paisagens e cachoeiras. Almoço no restaurante do Parque e à tarde visita ao museu e à Igreja N. S. Mãe dos Homens. À noite, com um pouco de sorte, os lobos-guará aparecerão para visita-lo. Pernoite no Parque.

Dia 4

Parque Natural da Serra do Caraça/Catas Altas
Pela manhã, saída com destino a Catas Altas para um eletrizante passeio de quadriciclo, passando pelo Morro D’Água Quente e pelo Aqueduto Bicame de Pedras, construído pelos escravos em 1792, para captar água da Serra do Caraça até Brumado, onde o ouro era extraído e lavado. Almoço e logo após city tour pelo centro histórico de Catas Altas.
Opção: parte deste roteiro pode ser realizado pelo Trem de Ferro Vitória/Minas.

Atrações para você visitar