Roteiro

De Caxambu a São Lourenço
08.06.2011

Conhecida como a “Cidade das Águas” Caxambu é famosa tanto pelas suas águas quanto pelas histórias desde o tempo da nobreza. No início do século, foi muito frequentada por ser um dos maiores complexos de água mineral do mundo, com águas curativas.

 

Uma das mais encantadoras cidades do sul de Minas, São Lourenço é considerada a maior e a mais jovem estância hidromineral do país. Com um comércio variado, os centros de artesanato e as galerias são ótimos lugares para fazer compras e degustar deliciosos queijos, doces, biscoitos, mel, balas, cachaças e licores. Uma série de eventos enriquece o calendário cultural da cidade, entre eles o Encontro Nacional de Corais, o Encontro Nacional de Automóveis Antigos, o Campeonato Brasileiro de Balonismo, a Feira Mineira de Artesanato Rural e muitos outros.

 

 

O que você não pode perder:

 

O Parque das Águas, em Caxambu, é formado por doze fontes de água mineral, com alto poder terapêutico e medicinal. Com propriedades diferentes do Balneário, construído no início do século em estilo neoclássico, vêm conquistando há mais de cem anos seus visitantes.  O parque oferece ainda casas de banho, gêiseres de água fria e quente, lago, jardins e alamedas.

 

Outros passeios imperdíveis são o city-tour de charrete que segue um trajeto nas áreas urbana e rural, passando por pontos turísticos do centro histórico e pelo entorno do Parque das Águas.

 

Não deixe de fazer o passeio de Teleférico ao Morro de Caxambu, ou simplesmente andar pela praça XVI de Setembro ou no Centro de Artesanato para conhecer as igrejas históricas. Fora da cidade, Caxambu também tem atrações: o visitante pode caminhar no Horto Florestal, visitar os criatórios e exposições de cavalos mangalarga marchador ou cavalgar pelas fazendas da região.

 

Uma das atrações imperdíveis de São Lourenço é o balneário Parque das Águas, com nove fontes de águas minerais e centro hidroterápico. Beba água da fonte, faça um passeio romântico no lago e desfrute de banhos de espuma, sais, saunas e massagens.

 

Uma autêntica locomotiva a vapor, o Trem das Águas percorre o trecho entre a Estação de São Lourenço e a Estação de Soledade de Minas. Durante a viagem, o trem margeia o Rio Verde até a cidade de Soledade ondevioleiros fazem uma animada apresentação aos passageiros. Não perca este trem.

 

Pela manhã, a visita a Feira de Produtos Orgânicos, na estação do Trem das Águas, é uma excelente opção para quem visita São Lourenço. Na feira é possível conhecer os produtos e o dia a dia de quem optou por uma vida saudável. No local são oferecidas palestras, espetáculos teatrais, dança e yoga.