Turismo em Minas Gerais | Baependi

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 15/10/2020

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Parque Estadual da Serra do Papagaio

O PESP localiza-se na Serra da Mantiqueira, considerada uma das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade em Minas Gerais. Trata-se de uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do país e abrange parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O nome Mantiqueira significa "Serra que Chora" e representa a profusão de nascentes da região. A altitude média do Parque é de 1744 metros. Trata-se de um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Estado e possui formações mistas de campos, matas e florestas de araucária, sendo a única área com essa tipologia vegetal em Mias Gerais. O Parque possui enorme potencial para visitação turística. Foram mapeadas mais de 50 trilhas, com mais de 260km, e 50 atrativos ao longo da área abrangida pelo parque. Os pontos de visitação em geral encontram-se distantes uns dos outros, situação propícia à realização de travessias pelos turistas. Dentre os principais atrativos podemos destacar: Pico do Papagaio (2045 m) e redondezas, incluindo a Pedra Quadrada, Pedra Redonda, Pico do Santuário, Crista do Tamanduá (2250 metros), Alto do Bandeira, Pico do Canjica e Retiro dos Pedros. Entre Itamonte, Alagoa, Baependi e Pouso Alto cita-se o Pico do Santo Agostinho, o ponto mais elevado do parque, com 2.359m de altitude. Em Baependi destaca-se o Pico do Careta (Morro do Chapéu - 2007 m), Chapadão, Canjica, Chorão, Vale das Araucárias e Cachoeira do Charco. O entorno do parque também possui atrativos e é procurado para visitação. Alguns dos pontos de visitação do entorno são o Complexo da Cachoeira do Juju (Baependi), a Cachoeira do Fundo (Matutu/Aiuruoca) e a Cachoeira dos Garcias (Vale dos Garcias/Aiuruoca). A porção sul do PESP faz divisa com o Parque Nacional do Itatiaia, administrado pelo ICMBIO, o Parque Estadual da Pedra Selada-RJ e 15 RPPN´s, formando um importante corredor ecológico que conecta as florestas do estado de Minas Gerais àquelas presentes na Serra do Mar dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A Unidade está totalmente inserida na Área de Proteção Ambiental Federal da Serra da Mantiqueira (APA Mantiqueira), integrando o Mosaico Mantiqueira criado em 2006, que abrange cerca de 729.138 hectares. O PESP também está inserido na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Aproximadamente 100 km dentro da UC estão inseridos na Trilha de Longo Curso Transmantiqueira, que possui 700 km.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Parque Estadual Serra do Papagaio, Baependi - MG, , -22.143229, -44.717066 -

    CEP 37.443-000 - Baependi - MG

  • Pontos de Referência

    O PESP está muito bem localizado através de rodovias (BR 116, BR 381, BR 354, BR 267 e BR 040) entre as capitais de São Paulo (485km), do Rio de Janeiro (348km) e de Belo Horizonte (413km). Não há acesso via ônibus até a UC. Municípios de abrangência do Parque:Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Trekking, escalada, ciclismo, travessia, canionismo, voo livre, observação de vida silvestre, cavalgada, turismo fora de estrada (4 x4 e motocross), rapel, rafting, cachoeirismo, montanhismo, arvorismo, balonismo, parapente, observação astronômica, turismo de base comunitária, turismo religioso (Nhá Chica e rituais de xamanismo)

  • Acessibilidade