Turismo em Minas Gerais | Alagoa

Mirante das Araucárias

o Mirante das Araucárias é formado por um vale que se transformou num reduto alagoense das belíssimas árvores de Araucárias. O formato do relevo do vale propicia que os frutos - os deliciosos pinhões - não rolem com as enxurradas e, consequentemente, nasçam onde caíram. O efeito não poderia ser mais belo, um vale cheio dessas imponentes árvores, ornando com todo o belo entorno.O Mirante situa-se no Complexo Paisagístico do Garrafão, no Bairro de mesmo nome, complexo este que detém o Pico de Santo Agostinho, o pico mais alto de Alagoa. Avizinha-se também, o citado Mirante, da sede do PESP - Parque Estadual da Serra do Papagaio - a Fazenda Santa Rita, uma bela obra arquitetônica que aloja o escritório local do PESP e a Brigada de Incêndio do mesmo. Da Fazenda Santa Rita se pode observar esse belo vale coberto por Araucárias, sendo, a própria fazenda, um confortável mirante. Pode-se dizer que o Mirante das Araucárias é um dos lugares mais amados pela população, por sua estonteante beleza e por ser também manancial de muitas nascentes de águas cristalinas. Possui um acesso íngreme feito por estradas e trilhas estreitas, para as quais é recomendada a contratação de guias turísticos . Um local de grande importância para o turismo local, com beleza cênica impressionante e figura como um dos muitos locais a serem visitados em território alagoense.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Estrada Alagoa / Itamonte , Km 15 - Garrafão

    CEP 37.458-000 - Alagoa - MG

  • Pontos de Referência

    Tomando-se sempre o centro de Alagoa como ponto de partida, o turista deve seguir a sudoeste da cidade, pela LMG 881, Rodovia Osvaldo Martins de Barros, que liga Alagoa a Itamonte, por cerca de 15 km, quando se depara com a divisa geográfica dos dois municípios, e onde também se encontra uma placa indicativa da entrada para o Bairro Garrafão, à direita. Por essa estrada mestra rural, bem conservada, deve-se seguir a indicação das muitas placas que levam à Fazenda Santa Rita, num espaço de cerca de 8 km da entrada no Alto do Capoeirão, quando se deixou a LMG 881. Uma vez na Fazenda Santa Rita já se avista o formoso vale e, daí para a frente, necessário se faz a contratação de um guia local para adentrar e espessa mata, através de trilhas para se alcançar o Vale das Araucárias.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    Por ser uma parte do PESP, qualquer visita e/ou agendamento deve estar dentro das normas estabelecidas para tal, segundo instruções da diretoria do mesmo, a ser contactada pelo link do IEF, a saber, www.ief.mg.gov.br .

  • Tipo de Visita

    Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Caminhadas, contemplação, meditação, trilhas.

  • Acessibilidade