Turismo em Minas Gerais | Alagoa

Apa da Mantiqueira

A Área de Preservação Ambiental da Mantiqueira, instituída pela União, gerida e fiscalizada pelo ICMBio, em parceria com IBAMA, IEF, PESP e Secretaria Municipal de Cultura e de Turismo de Alagoa, é, como o próprio nome indica, uma imensa área de preservação, área esta que abrange todo o território de Alagoa.Com área com cerca de 90% de preservação, Alagoa atrai pessoas com diversos interesses ligados à natureza: observação de pássaros, observação e estudo da rica biodiversidade, trilhas, cachoeiras, subidas em picos, onde o mais visitado é o Pico de Santo Agostinho. ALém disso, Alagoa foi declarada, pela UNESCO, uma Reserva da Biosfera, o que aumenta ainda mais a atratividade de toda a cidade para com os amantes da natureza.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    LMG 881, Rodovia Osvaldo Martins de Barros, estrada que liga Alagoa a Itamonte, km 15, s/n, NE - Garrafão

    CEP 37.458-000 - Alagoa - MG

  • Pontos de Referência

    Partindo de Alagoa, qualquer lugar dentro de seu território, é um pedaço da APA da Mantiqueira. A sede do PESP - Parque Estadual da Serra do Papagaio -, parte da parceria que tem como uma das funções integrar a gestão da APA e, em Alagoa, ser a representante oficial, tanto do próprio PESP, quanto da APA, fica no Bairro Garrafão, em Alagoa, com entrada na Rodovia Osvaldo Martins de Barros, LMG 881, na divisa entre os Municípios de Alagoa e Itamonte, com sinalização eficiente. Essa sede é apenas um ponto de referência rodeado por inúmeros atrativos como o Pico de Santo Agostinho, o famoso Túnel do Garrafão, a Lagoa Amarela, ou Lagoa do Garrafão, poços famosos e muitas histórias. É um dos principais pontos que atraem turistas para Alagoa, uma área com um potencial ainda imenso a ser explorado turisticamente no território alagoense.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Dependendo da área visitada, as atividades podem se diferenciar; na sede da gestão, apenas visitação às instalações, informações, palestras histórias. Nos demais atrativos, banhos de rios, cachoeiras e poços, contemplação de paisagens, observação de pássaros, acampamentos e diversas trilhas.

  • Acessibilidade