Turismo em Minas Gerais | Belo Horizonte

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 23/04/2021

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Parque das Mangabeiras

Localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,4 milhões de m2, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. A uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, o clima é ameno.Lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 50 mil pessoas por mês. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais. No Parque das Mangabeiras, o contato com a vegetação nativa é um dos principais atrativos, sendo representada por áreas de Cerrado e de Mata Atlântica. O Cerrado ocupa as áreas de maior altitude do parque, onde os solos são mais rasos e com baixa disponibilidade de nutrientes. Árvores como o barbatimão, a candeia, a caviúna, a guabiroba, o murici e o pau-santo são comuns nas áreas de Cerrado. A Mata Atlântica está presente nos fundos de vale e encostas adjacentes, onde os solos são mais profundos e ricos em nutrientes. Dentre as árvores típicas deste ambiente podem ser citadas a copaíba, o guanandi o jacarandá, o jequitibá, o pau-jacaré e a quaresmeira. A fauna do Parque das Mangabeiras é bastante diversificada. Merece destaque o grupo das aves, com mais de 160 espécies registradas, dentre elas o jacu e a saracura, facilmente observados no parque. Com relação aos mamíferos, cerca de 30 espécies já foram registradas, dentre estas o quati, o mico-estrela, o caxinguelê (esquilo), o ouriço-cacheiro e o tatu-galinha. Embora de visualização mais difícil, o parque é também abrigo de cerca de 20 espécies de répteis e 20 espécies de anfíbios, como a rã Hylodes uai, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerias.

Ver mais

  • Localização

    Urbana

    Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras

    CEP 30.220-260 - Belo Horizonte - MG

  • Pontos de Referência

    Passar pela Praça da Bandeira, subir Avenida Agulhas Negras e ao fim virar a esquerda na Avenida José do Patrocínio Pontes.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    Para visitar o parque de quinta a domingo é necessário o agendamento pelo site: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/parques

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

    0,00

  • Atividades Realizadas

    Visitação, utilização da pista de skate, quadra poliesportiva e atividades culturais. É possível fazer trilhas, contemplar e acessar mirantes que apresentam um belo cenário do cerrado e mata atlântica.

  • Acessibilidade