Turismo em Minas Gerais | Campos Altos

Parque Estadual dos Campos Altos

O Parque Estadual dos Campos Altos foi criado através do Decreto nº 43.909, de 5 de novembro de 2004 e está localizado no município de Campos Altos. Sua área corresponde a 782,67 hectares com situação fundiária regularizada. Apesar do nome, a cobertura vegetal de todo o Parque Estadual dos Campos Altos é de floresta densa, apresentando árvores de copas altas, típica de uma Floresta Estacional Semidecidual, e não de vegetação de campo. Patrimônio Natural: O Parque é praticamente todo recoberto por uma floresta estacional semidecidual, onde se destacam espécies arbóreas como o angicos, a peroba rosa, o pau de colher, peroba de gomo, e as ameaçadas de extinção, como o jequitibá rosa, o cedro, a canela sassafrás e o palmito juçara, sendo essas ultimas espécies muito comuns na unidade de conservação. A cobertura florestal contínua permite a presença de rica fauna, destacando-se entre os mamíferos, o caititu, o quati, o macaco prego, o queixada, o tamanduá bandeira e a onça parda, estando essas três últimas espécies ameaçadas de extinção. A avifauna caracteriza-se, predominantemente, por espécies florestais, como o olho-de-fogo-do-sul, o tangará dançarino, o surucuá-variado, a juruva-verde entre outras. Uma particularidade da unidade de conservação é a presença de afloramentos de rochas calcárias em seu interior e entorno, proporcionando a existência de grutas. Essas grutas são muito importantes para todo o ecossistema, pois servem de abrigo e morada para vários animais, como os morcegos, que são polinizadores, predadores de insetos e dispersores de sementes, além de se reproduzirem nessas grutas, e também para alguns mamíferos de grande porte, como queixadas e caititus e até onças, que também usam essas grutas como dormitórios ou esconderijos durante o dia ou à noite. Infraestrutura: A sede do Parque Estadual dos Campos Altos funciona atualmente junto ao escritório da Agência Avançada do IEF de Campos Altos, pois ainda não existem benfeitorias ou infraestrutura para receber turistas no interior da UC, razão de ainda se encontrar fechado para visitação. Endereço da Sede Administrativa Rua Cornélia Alves Bicalho, 411, Centro – Campos Altos/MG - CEP: 38.970-000 Telefone: (34) 3426-0988 E-mail: rubens.cappuzzo@meioambiente.mg.gov.br (Rubens Maciel Cappuzzo – gerência) Como chegar De Belo Horizonte, tomar a BR 262 em direção ao Triângulo Mineiro ou Uberlândia, seguindo por essa rodovia por aproximadamente 270 Km, até encontrar o acesso à cidade de Campos Altos, onde poderá ser procurada a Sede do Parque para maiores informações. Distância de Belo Horizonte: 270 km

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Zona Rural, s/n -

    CEP 38.970-000 - Campos Altos - MG

  • Pontos de Referência

    Saída da avenida Flávio da Silva Taveira, após o cemitério, pega a estrada vicinal principal siga mais ou menos 1,200 km pela direita com destino a região da Prata. Percorra em torno de 5,00 km. Entrada do Parque pela direita em frente a Fazenda Califórnia.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    O Parque Estadual dos Campos Altos ainda não esta aberto a visita pública. Ainda esta sendo realizado estudos no local e sendo decidido onde será instalada a sede e portaria do parque. Permite visita para pesquisas, somente acompanhada por monitores responsáveis pelo parque.

  • Tipo de Visita

    Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Pesquisas e trabalhos. O parque se encontra em fase de estruturação.

  • Acessibilidade