Turismo em Minas Gerais | Conceição do Mato Dentro

Parque Estadual Serra do Intendente

O Parque Estadual Serra do Intendente foi criado em 2007 e possui área de 13.508,83 hectares. Localizado nas altas terras da Serra do Espinhaço, região reconhecida pela UNESCO em 2005 como Reserva da Biosfera, a Unidade de Conservação possui um bom estado de conservação, e portanto, destino perfeito para os amantes da natureza e para praticantes de esportes de aventura. Entre os principais atrativos do Parque estão a Cachoeira do Tabuleiro,(maior cachoeira de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com 273m de queda d'água), cachoeira do Zé Cornicha, cachoeira do Rabo de Cavalo, cachoeira da Roda, cachoeira da Fumaça, cachoeiras do Roncador I e II e o Cânion do Peixe Tolo. Além da sua beleza natural, é possível realizar prática de esportes de aventura como rapel, escalda, base jumping e, para quem é mais pé no chão, a caminhada (trekking), lembrando que é necessária a autorização da Secretária de Meio Ambiente, Gerente do Parque para praticar estas atividades no local.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Distrito de Tabuleiro e Itacolomi, , Tabuleiro e Itacolomi - Distrito de Tabuleiro e Itacolomi

    CEP 35.860-000 - Conceição do Mato Dentro - MG

  • Pontos de Referência

    Está inserido nos Distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro, entre as coordenadas de 19º43'S e 43W. Partindo de Belo Horizonte, pegue a Linha Verde sentido Lagoa Santa. De lá, a MG - 10 sentido Serra do Cipó. Em Conceição do Mato Dentro, siga até o entroncamento de Congonhas do Norte. Vire à esquerda sentido Tabuleiro e siga 20 km² de estrada de terra mantendo-se à esquerda até o parque. Principais distâncias:Belo Horizonte: 160 km, Governador Valadares: 286 km, Juiz de Fora: 423 km, Rio de Janeiro: 601 km

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Trekking, travessias, caminhadas de longa e curta duração, atividades de Aventura e Ecoturismo relacionadas a montanha e água. Paisagem cênica para apreciação da natureza.

  • Acessibilidade