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Estação Ferroviaria de Sobral Pinto

A estação foi inaugurada em 1879 com o nome de Pomba, pois ficava originalmente neste município. Há literaturas que dão a data de inauguração como tendo sido 28/02/1880. Também teve o nome de Pomba e de Pombense (ver caixa abaixo, de 1882). Em 1910, foi formada em volta da estação o Núcleo Colonial Santa Maria O dístico na lateral da estação mostra uma data: 31/10/1919, que é provavelmente a data da construção do prédio atual. "A estação mantém-se de pé. Entretanto, é a única estação da Leopoldina que vi até agora que mantém a inscrição da foto (L. R. (Leopoldina Railway) O fato é raro e histórico" Em 1910, nas terras férteis e promissoras que eram parte das fazendas Santa Maria (atual Boa Esperança) e Barra do Diamante (atual Fazenda da Glória), do latifundiário Capitão Silvério da Rocha, foi fromada com 55 lotes a Colônia Agrícola de Imigrantes Italianos Santa Maria. O fator decisivo para a criação deste núcleo, em Sobral Pinto, foi a existência de uma estação ferroviária, ainda a antiga estação de madeira. No detalhe, a posição da estação Sobral Pinto e da linha da Leopoldina. HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.

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  • Localização

    Urbana

    Praça Aldo Soldati, 19 - Centro

    CEP 36.782-000 - Astolfo Dutra - MG

  • Pontos de Referência

    Estação Ferroviaria de Sobral Pinto cituada no distrito de Sobral Pinto, a 6 km de distancia do centro de Astolfo Dutra, a 5 km da represa hidreletrica, 8 km da rampa de parapente, a 600 metros do cruzeiro de Sobral Pinto

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Não guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Ações sociais no salão principal, posto dos correios e brevimente museu e biblioteca do referido distrito e biciclotrem.

  • Acessibilidade

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