Turismo em Minas Gerais | Estrela do Indaiá

Morro do Palhano

O Morro do Palhano é um local privilegiado pela beleza do cerrado brasileiro. Do alto de seus 789 metros de altitude, o Morro reserva uma das paisagens mais exuberantes da região. A visão panorâmica do topo possibilita contemplar diurnamente às cidades de Estrela do Indaiá e Dores do Indaiá. À noite, a visão das cidades fica ainda mais bela, sendo possível visualizar outros municípios. O morro destaca-se pela sua grandiosidade. De qualquer ponto de Estrela do Indaiá é possível vê-lo e admirar sua magnitude. No alto foi construída uma Igrejinha, onde são celebradas esporadicamente missas e cultos católicos. O Morro do Palhano é um local onde as visitas não se resumem a uma única vez, quem o visita, quase sempre deseja retornar ali. Ele é considerado cartão postal e símbolo do povo estrelense.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Zona Rural de Estrela do Indaiá, -

    CEP 35.613-000 - Estrela do Indaiá - MG

  • Pontos de Referência

    Para chegar ao Morro do Palhano, é necessário deslocar-se de carro, saindo de Estrela do Indaiá sentido Distrito Baú. Percorrendo 9 Km por estradas vicinais até a entrada da Fazenda do Palhano (Fazenda do Luizinho). Passa-se dentro da propriedade, seguindo em direção ao Morro do Palhano. Depois da Fazenda Palhano, é necessário percorrer mais 4 Km na estrada vicinal sentido Morro Palhano. A partir daí, percorre-se uma estrada íngreme e com muitas pedras soltas, o que exige atenção dos motoristas. Na época de chuvas não é aconselhável visitação ao Morro do Palhano, devido á debilidade do trecho compreendido entre a Fazenda do Luizinho ao atrativo. A distância até a chegada ao Morro, partindo da cidade de Estrela do Indaiá, são de aproximadamente 15,5 Km. Este caminho relatado é o mais rápido e curto até o atrativo.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    - Apreciação da vista do topo do Morro do Palhano é exuberante. - Visibilidade no topo do Morro do Palhano das cidades de Estrela do Indaiá e Dores do Indaiá ( a visão noturna oferece uma visibilidade ainda maior, das cidades vizinhas.) - Adoração dos Santos da Igrejinha, situada no topo. -Piqueniques ao ar livre. - Exploração das trilhas que levam ao Morro do Palhano ( trilhas formadas pelo gado). - Contemplação da fauna e da flora típicas do Cerrado Brasileiro. - Prática de motocross e cavalgadas.

  • Acessibilidade