Turismo em Minas Gerais | Fervedouro

Cachoeira dos Ferreiras

Este atrativo é composto por duas cachoeiras e uma corredeira formada pela junção das mesmas. Logo abaixo existe um remanso, o qual possui profundidade variável (0,5 a 4 metros). As cachoeiras também formam poços propícios para banho, com profundidades que variam de 1m a 1,5 metros. A presença de mata ciliar é abundante, tornando o local agradável e propiciando ao visitante a oportunidade de visualizar diversos representantes da fauna e flora. O atrativo torna-se ideal para prática de boia-cross (descida com boia), piquenique, pesca e diversas outras atividades ligadas ao ecoturismo. O local dispõe de infraestrutura como sanitários e lanchonete que funciona apenas nos fins de semana, logo de segunda à sexta é necessário estar munido de equipamentos para a prática de esportes, trajes de banho e suprimentos. A Cachoeira dos Ferreiras faz parte de uma série de cachoeiras que compõem o patrimônio cultural e natural de Fervedouro. Situa-se em região de fácil acesso e nas proximidades do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, bem turístico de relevância no município e no estado de Minas Gerais. Pela proximidade com o Parque, a Cachoeira dos Ferreiras recebe muitos visitantes no verão, com maior destaque para períodos de férias e feriados. Devido à incidência de matas preservadas, em especial aquelas que compõem o Parque e seu entorno, A partir do ponto em que os dois afluentes que formam, há uma corredeira e um remanso que prossegue após uma ponte de madeira que corta o Rio Glória. Há em uma das margens da cachoeira uma formação rochosa que é utilizada normalmente para apoio aos banhistas e frequentadores. A paisagem local também apresenta pastagens e alguns cultivos como lavouras de café e hortaliças, além de algumas residências rurais. A Cachoeira dos Ferreiras está localizada na Fazenda Paraíso, propriedade atual de Gilberto Matos Roriz. Ela recebeu este nome em homenagem à Família Ferreira que, no passado, residia na localidade.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Fazenda Paraíso (BR-482 / Estrada de São Pedro do Glória / Comunidade Rural dos Ferreiras), s/nº - Área Rural

    CEP 36.815-000 - Fervedouro - MG

  • Pontos de Referência

    Para chegar ao atrativo, o visitante que partir da cidade de Fervedouro deve seguir pela BR-482, que liga o município a Araponga e, até certo ponto, é conhecida como Estrada de São Pedro do Glória. Na margem esquerda da estrada, que é pavimentada com saibro, há placa indicando a cachoeira. Para acessá-la, deve-se atravessar uma ponte de madeira, concreto e ferragens que corta o Rio Glória.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    Nos finais de semana há o funcionamento de uma lanchonete rural na cabeceira da ponte que dá acesso ao conjunto de quedas d'águas, o que propicia ao visitante fazer sua alimentação com vistas para as cachoeiras.

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    O atrativo é ideal para prática de boia-cross (descida com boia), piquenique, pesca e diversas outras atividades ligadas ao ecoturismo. O local dispõe de infraestrutura como sanitários e lanchonete que funciona apenas nos fins de semana, logo de segunda à sexta é necessário estar munido de equipamentos para a prática de esportes, trajes de banho e suprimentos.

  • Acessibilidade