Turismo em Minas Gerais | Fervedouro

Cachoeira São Domingos

A Cachoeira São Domingos é formada pelas águas do córrego São Bento, provenientes da porção nordeste da Serra do Brigadeiro. O atrativo compõe-se de quedas d’água com volume considerável, um belo poço para banho com profundidade máxima aproximada de 3,5m, área gramada e belos trechos com Mata Atlântica ainda preservada. A cachoeira é utilizada por banhistas há muito tempo e, logo acima dela, existe outro atrativo denominado “Garganta do Diabo”, no entanto, o local é visitado apenas por pessoas experientes, em função do alto grau de dificuldade. A Cachoeira São Domingos recebeu este nome em função da comunidade onde está localizada, na área rural de Fervedouro, e que também foi nomeada em homenagem ao santo padroeiro da localidade. Trata-se de um atrativo de fácil acesso, que pode ser avistado à distância e pelos visitantes ainda em trajeto pela rodovia vicinal. A Cachoeira São Domingos não apresenta quaisquer infraestruturas.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Comunidade Rural São Domingos, s/nº - Área Rural

    CEP 36.815-000 - Fervedouro - MG

  • Pontos de Referência

    Para chegar à Cachoeira São Domingos, localizada na comunidade rural que leva o mesmo nome, o visitante que partir da cidade de Fervedouro deverá seguir em sentido à Comunidade Rosa Verde, até atingir a antiga sede da Escola Municipal São Domingos, ao lado de um pequeno campo de futebol. Para quem tem como ponto inicial o Distrito de Bom Jesus do Madeira, é preciso percorrer 9km até o Distrito de São Pedro do Glória. A partir daí, deve-se seguir por mais 5km até a Igreja de São Domingos, avistando, deste ponto, a cachoeira.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Não guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    O volume de águas da Cachoeira São Domingos permite que ela seja ideal para o banho e nado no poço que se forma logo abaixo das quedas. A Mata Atlântica preservada em sua margem também permite a contemplação de espécies da fauna e flora. Quem desejar, poderá se aventura em trilha na mata para visitar uma segunda cachoeira conhecida como “Garganta do Diabo”, que recebeu este nome devido à alta dificuldade de acesso.

  • Acessibilidade